Home > Dicas

Conheça os aplicativos ideais para um netbook

Saiba quais softwares são mais adequados às configurações enxutas de hardware desses ultraportáteis.

Fernando Petracioli, repórter da PC WORLD*

09/04/2009 às 16h21

Netbook_aplicativos_150.jpg
Foto:

netbook_aplicativos_150.jpgTodo mundo sabe que o foco dos netbooks é a mobilidade. Esse tipo de portátil é ideal para levar em viagens de curto período, apresentações em palestras, aulas ou mesmo para ter na mochila a possibilidade de se conectar e acessar documentos a qualquer hora.

A favor dessa ultraportabilidade, jogam  o peso de menos de 1 kg em média desses aparelhos, suas dimensões reduzidas e a longevidade da bateria, viabilizada por um hardware que não consome muita energia – HDs menores e processadores menos potentes.

Mas, como tudo na vida, isso tem um preço: essa configuração ‘light’ dos netbooks pede aplicativos e utilitários igualmente leves. Programas muito pesados vão sobrecarregar o computador, comprometer seu desempenho – que normalmente não é seu ponto forte – e fazer minguar sua bateria, prejudicando a portabilidade do aparelho.

Desta forma, é preciso saber escolher quais programas usar para não perder as vantagens que um netbook proporciona. A começar pelo sistema operacional: se você fizer questão do Windows, prefira o XP Home, que é mais leve e ocupa menos espaço no reduzido HD dos mininotebooks.

Considere também usar alguma distribuição do Linux, que é ainda mais leve e mais rápido que o sistema operacional da Microsoft. Não tenha medo: o Linux está cada vez menos assustador e mais amigável para o usuário novato.

add_remover

Linux é mais leve que o Windows e está cada vez mais intuitivo e amigável

Com relação a aplicativos de produtividade, você certamente vai precisar de uma suíte de escritório, certo? Lembre-se que os netbooks não possuem drive óptico, assim você não vai poder instalar softwares via CD ou DVD. A melhor solução é baixar esses aplicativos.

Para edição de textos, planilhas e apresentações, o open source BrOffice, versão brasileira do OpenOffice é uma boa pedida, pois tem apenas 121 MB e substitui a altura o Office da Microsoft.

broffice_350.jpg

Pacote de aplicativos de escritório de código aberto é opção gratuita
e mais leve ao Office da Microsoft

Para editar fotos e imagens, o GIMP, também de código aberto e com incríveis 15 MB, não fica devendo em nada ao Photoshop, que ocupa mais de 200 MB. Imagine a diferença de desempenho que dois programas de tamanhos tão discrepantes teriam num netbook. Se preferir algo mais modesto, dê uma olhada no Paint.net, cujo download tem menos de 2 MB.

gimp_350.jpg

Editor de imagens open source ocupa apenas 15 MB em disco

Segurança
Claro que todo e qualquer computador precisa de um antivírus e um anti-spyware, mas se pensarmos no uso que se faz dos netbooks, podemos chegar à conclusão de que ninguém mantém todos os seus dados nesse tipo de computador. Afinal, como dissemos, trata-se de uma máquina para momentos transitórios e específicos, como viagens e eventos.

Assim, avaliamos que um pacote completo de segurança como o Norton Internet Security ou o Kaspersky 2009 talvez não seja fundamental nesse caso – além do mais, essas enormes suítes vão afogar o desempenho de seu portátil.

Dessa forma, recomendamos casar um programa leve de antivírus com um de anti-spyware. Experimente usar o Avast Home Edition e o SUPER AntiSpyware Free Edition, que convivem bem e sem conflitos entre si.

avast_350

Avast: antivírus gratuito não fica devendo em nada aos famosos programas pagos

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail