Home > Notícias

Conheça os melhores apps gratuitos de edição de vídeo para iPhone

Nossa seleção foca em aplicativos iOS com foco em recursos simples, além de ferramentas de compartilhamento e colaboração.

Macworld / EUA

22/01/2013 às 16h31

appsvideoios_43501.jpg
Foto:

As melhorias crescentes da câmera traseira do iPhone transformaram o smartphone da Apple em um aparelho de gravação de vídeos, com diversos acessórios disponíveis no mercado para deixar seu clipe amador o mais profissional possível. Isso também é verdadeiro no lado do software, com uma proliferação cada vez maior de aplicativos feitos para facilitar – até mesmo deixar sem esforço – a edição e o compartilhamento dos seus momentos favoritos com amigos e familiares.

Nos últimos meses saíram novos vários aplicativos (e atualizações) de vídeos que podem te ajudar a capturar o momento, seja de forma individual ou com a ajuda de amigos. Mas quais deles valem o seu tempo?

No final das contas, a sua escolha vai depender desses fatores: você quer colaborar com outros usuários de iPhone ou prefere trabalhar sozinho? Gostaria que o app te ajudasse a refinar o vídeo para um modelo quase profissional ou prefere gravar algo e “esquecer”, deixando o vídeo original para o mundo? 

Confira abaixo quatro dos nossos favoritos disponíveis de forma gratuita e por que eles podem (ou não) ser úteis para você e seus colegas cinegrafistas.

Givit: para editar e compartilhar

Quando lançado, em 2012, só se falava nas capacidades de compartilhamento de vídeos do Givit (gratuito)– como a habilidade de escolher quem podia ver os vídeos filmados e compartilhados a partir do seu iPhone.

Desde então, o Givit evoluiu, adicionando capacidades de edição de vídeo que facilitam para os usuários compartilharem vídeos de alguma forma mais refinado e bem-acabados com seus amigos e familiares. No centro do aplicativo reconstruído está uma função para destaque. Você pode tanto selecionar os destaques de vídeos já gravados no seu smartphone, ou tocar em um botão “highlight” enquanto grava um vídeo.

appsvideoios01.png

Assim que a gravação terminar, o Givit “costura” automaticamente esses destaques em um único vídeo editado, que você mexer ainda mais depois ao adicionar efeitos e/ou músicas, tanto a partir da sua biblioteca do iTunes quanto pela própria (e pequena) coleção de sons do aplicativos. 

Vale notar que esse é o único app da nossa lista que permite o compartilhamento direto com o YouTube. Assim como os outros citados, também é possível postar seus clipes no Facebook e Twitter com o Givit.

Streamweaver e Vyclone: para colaboração

Esses dois aplicativos encorajam a colaboração, mas fazem isso de maneiras diferenças. Você vai querer escolher cuidadosamente entre eles.

O Streamweaver (gratuito) te permite colaborar com até três amigos para fazer um vídeo ao mesmo tempo e no mesmo lugar. Se vocês gravarem um vídeo ao mesmo tempo – após terem concordado em colaborarem – o app faz upload de todas as colaborações e as divide em uma montagem do momento com tela dividida. (Os uploads de vídeos são limitados a um minuto por trecho.) O efeito lembra o programa de TV “24”, que encerrava os episódios trazem vários streams de vídeo ao mesmo tempo, cada um documentando um ponto de vista diferente em tempo real.

appsvideoios02

Já o Vyclone (gratuito) dá aos usuários menos controle sobre a colaboração: se duas pessoas “aleatórias” estiverem gravando um vídeo a uma distância de até 100 metros uma da outra, o app vai entender isso como uma colaboração e agir de acordo. Mas, ao contrário do Streamweaver, você não recebe todos os streams de vídeo ao mesmo tempo. Em vez disso, o aplicativo automaticamente edita juntos os diferentes pontos de vista para criar um clipe impressionantemente coerente do evento que você gravou, presumindo que você e seu colaborador (conhecido ou não) estivessem gravando basicamente o mesmo evento/acontecimento. E você também pode manter seu material bruto, ou pedir para o app “remixar” uma edição diferente para você. O resultado final é surpreendentemente bom, mas a inabilidade de um usuário em controlar a colaboração pode tornar o Vyclone inutilizável para algumas pessoas.

appsvideoios03

Threadlife: colagens rápidas de vídeos

Esse app (link para download gratuito) é praticamente sua própria coisa – tanto um criador de vídeo individual como um esforço colaborativo, dependendo da sua escolha. De qualquer maneira, ele limita sua gravação de vídeo a apenas três segundos por pedaço, forçando os usuários a criarem essencialmente uma colagem de momentos em vez de um documentário com o registro dos eventos.

appsvideoios04

Também é possível convidar amigos para colaborar nessas linhas de colagens, o que ao menos reduz a natureza estranha dos clipes solos ao fornecer um tipo de ritmo conversacional de chamada e resposta ao vídeo.

Conclusões

O limite de três segundos do Threadlife certamente tiram o aplicativo da minha lista. Mas existem muitos usuários que gostam dos vídeos “impressionistas” que o aplicativo acaba criando. Mas prefiro mais controle sobre a história que estou criando e compartilhando com outras pessoas.

O Streamweaver e o Vyclone chegam mais perto do ponto, mas nenhum deles é completamente satisfatório. O Streamweaver dá aos usuários um melhor controle sobre suas colaborações, mas o efeito de tela dividida eventualmente acaba parecendo mais uma gravação de câmera de segurança do que qualquer outra coisa, o que não é o efeito que busco muitas vezes (e provavelmente outras pessoas). Apesar de não ser o melhor, na minha opinião, o Vyclone fica mais perto de ser um aplicativo ótimo e útil: tudo que os desenvolvedores precisam fazer é dar aos usuários mais escolha sobre a colaboração.

Por fim, minha escolha é o Givit: os tutoriais na tela tornam o uso do app algo simples. Os usuários podem guiar o processo de edição sem ficarem presos em coisas técnicas, o que resulta em vídeos refinados e com um aspecto semi-profissional que são ótimos para serem compartilhados com amigos e familiares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail