Home > Notícias

Conheça os novos recursos do pacote Adobe Creative Suite 5

Photoshop CS5 para Mac fica compatível com sistemas 64 bits e recebe recursos interessantes, como Mixer brush e Content-Aware Fill

Macworld/Reino Unido

12/04/2010 às 13h12

Foto:

O pacote Adobe Creative Suite 5 acaba de ser anunciado mundialmente, e deve chegar às prateleiras até o fim de maio (preços não divulgados para o Brasil). Ele inclui as atualizações dos principais softwares da Adobe, ferramentas para edição de arte, design, vídeo e ferramentas de animação – somado a dois novos programas de webdesign: Flash Catalyst e Flash Builder.

A suíte traz novas ferramentas para melhorar os desenhos digitais (como a ferramenta Repoussé , do Photoshop CS5) e alguma novidades menores, mas úteis, que tornam o uso da ferramenta mais fácil.

Compatível com sistemas 64 bits, o After Effects e Premiere Pro prometem fazer o trabalho de edição de vídeos e animações mais rápido do que nunca. Além disso, o pacote também vem com a versão do Photoshop CS5 para Mac 64 bits (para Windows, a Adobe já havia adaptado o programa no CS4). Como anteriormente, o consumidor poderá adquirir cada programa do pacote CS5 separadamente. 

Photoshop CS5
A cada atualização do Photoshop, surge alguma ferramenta impactante. Desta vez, são  várias. O Mixer brush, novo sistema de pintura, é capaz de combinar as cores de forma mais abrangente sobre a tela. É possível criar efeitos de pintura admiráveis com a criação de traçados realistas. Outra função, o Content-Aware Fill, remove um elemento da imagem de forma simples, preenchendo o espaço vazio com a iluminação e tonalidade adequados, e resultados muito bons.

photoshop2.jpg

Photoshop CS5 traz pincel de mistura de cores

Uma nova ferramenta de seleção faz com que o usuário escolha elementos complexos na imagem (como cabelo) para um recorte mais minucioso.

Para fotógrafos, o Photoshop CS5 vem com um filtro de correção de lente para três questões comuns: distorção geométrica, distorção cromática e vinhetas.

Em relação ao fluxo de trabalho com imagens em 3D, o Adobe Ray Tracer (ART) 2.0 aumenta o desempenho progressivamente, com a opção para refazer um trabalho depois de uma pausa.

Outro detalhe interessante é o Repoussé, que remove efeitos 3D de qualquer texto ou logotipo. Para maior realismo, o usuário pode usar uma imagem HDR para iluminar a cena, ou criar efeitos de profundidade ajustando a zona de nitidez a distância, bem como exibir novos controles de Blur.

Illustrator CS5
A ferramenta Perspective Grid mostra linhas guia de perspectiva para serem usadas como referência na criação de cenários. Usuários do Illustrator também vão desfrutar do Bristle Brush (pincel de cerdas) que permite a pintura de objetos com vetores para tornar a aparência do desenho ainda mais natural. Pode-se misturar cores e definir o tamanho, comprimento, espessura e rigidez do pincel. 

illustrator1.jpg

Desenho de figuras em perspectiva fica mais fácil com linhas guia

Há uma nova ferramenta, Shape Builder, que permite o controle de modo intuitivo do programa para a criação de objetos ,sem a necessidade de recorrer a outras ferramentas e painéis.

Para o desenvolvimento web, o Illustrator CS5 pode ser usado para a criação de objetos vetoriais com alinhamento "pixelado".

InDesign CS5
De todos os aplicativos do novo pacote, o InDesign foi o que ganha a maior eficiência com as mudanças com uma série de complementos que resolvem colisões no processo de desenho de layout.

Como exemplo, a nova ferramenta de seleção permite que o usuário gire rapidamente um layout, bem como outras formas aprimoradas de controle de objetos.  

indesigncs5.jpg

InDesign CS5 tem ferramenta de seleção com novos recursos

O programa adiciona suporte a diferentes tamanhos de página em um único documento. O InDesign CS5 agora é capaz de instalar pacotes de fontes automaticamente.

Parágrafos também podem ser divididos em colunas. O usuário pode criar textos rapidamente, que eles se espalharão em várias colunas com poucas etapas. E a criação de documentos interativos está mais fácil do que nunca com o CS5. Foram incluídos no pacote Legentas dinâmicas, Criação de eBooks e painéis reformulados.

Dreamweaver CS5
A peça central para o desenvolvimento web é o Dreamweaver CS5. Ele se integra ao Adobe BrowserLab, um dos novos serviços online do CS Live. Também novo no CS5 é o CSS Inspect, que mostra as propriedades CSS durante a criação de  sites. Isso permite que o usuário localize e modifique um elemento rapidamente e possa conferir o Live View do projeto, que mostra como ele se comporta no navegador do usuário.

wordpressedit-step03d.jpg

Dreamweaver CS5 ganha suporte para serviços de gerenciamento de conteúdo

O Dreamweaver passa a oferecer também suporte para designers que trabalham com os sistemas de gerenciamento de conteúdo como WordPress, Joomla! e Drupal.

Flash CS5

O Flash Professional CS5 ganha capacidade de exportar um projeto como aplicativo para iPhone ou outros dispositivos móveis. Essa é um característica importante que vai ajudar desenvolvedores nos primeiros passos para o design de aplicativos.

O Flash também traz uma  Text Layout Framework, que acrescenta os recursos kerning, ligatures, tracking, leading, threaded text blocks, e multiple columns. Ela também facilita a importação de arquivos de produtos como o InDesign.

flash1.jpg

Flash CS5 pode exportar projetos para o iPhone e outros dispositivos móveis

Melhorias na edição do ActionScript e a habilidade em trabalhar em conjunto com o Code Snippets fazem da codificação algo muito mais fácil. O novo recurso Bones cria efeitos cinematográficos e tornam os movimentos das animações muito mais realistas, com novos atributos de movimento.

Junto com  Flash Professional CS5, o Flash Catalyst veio para a criação de aplicativos para desktops, e o Flash Builder para codificar arquivos AIR.

O Fireworks CS5 continua sendo uma ferramenta para interação na web, mas com muitos dos erros encontrados na versão CS4 parecem ter sido eliminados.

Premiere Pro CS5
O Premiere Pro CS5 é o coração do pacote Production Premium. Agora ele traz uma avançada arquitetura, compatível com sistemas de 64 bits, e o Mercury Playback Engine, que aumenta significativamente o desempenho da edição em alta definição. A Adobe também aprimorou a compatibilidade com vários outros formatos.

After Effects CS5
O suporte a 64 bits do After Effects torna o trabalho de edição e composição muito mais rápido – incluindo o novo recurso Roto Brush. Já o Refine Matte, aproveita das funções do RotoBrush. Ele pode ser utilizado em qualquer camada de canais alpha problemáticos, assim como em cenas principais. 

aftereffects1.jpg

After Effects CS5 está mais rápido do que nunca com suporte 64 bits

Assim como no Premiere Pro, o suporte para demais formatos foi extendido. Também foi incluído o suporte para metadados XMP.

E ele é uma compra obrigatória? Depende de suas necessidades. No CS4, a Adobe se concentrou na melhoria da integração entre os aplicativos. Desta vez, a melhoria foi em cada ferramenta. Ou seja, a necessidade de compra está relacionada ao benefício individual que cada ferramenta oferece ao usuário.

De qualquer forma, recursos como oo Roto Brush no After Effects, e a Gap toole e Split Columns no In Design, despontam como grandes ferramentas para ganhar tempo. O Content-Aware Fill também oferece um modo rápido para lidar com tarefas, enquanto que os novos pincéis trazem grande impacto em suas criações. 

Para completar, outras mudanças, como a migração para 64 bits do After Effects e Photoshop para Mac, trazem um incremento no desempenho.

Veja um dos recursos do novo pacote abaixo:

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail