Home > Notícias

Conheça os tablets Android da Futurecom

Há opções para todos os gostos, com telas que vão de 5 a 7 polegadas e promessa de preços acessíveis.

Rafael Rigues, PC World Brasil

28/10/2010 às 10h58

Foto:

Os tablets Android são uma das principais atrações da 12ª edição da Futurecom, em São Paulo. Modelos de pelo menos quatro fabricantes (Samsung, Dell, Huawei e ZTE) estão em exposição, o suficiente para agradar os mais variados gostos e bolsos.

A principal atração é o Samsung Galaxy Tab, visto por muitos como o principal concorrente ao iPad, da Apple. Equipado com um poderoso processador de 1 GHz e sistema operacional Android 2.2, ele é o modelo mais completo em exposição, e também com certeza o mais caro. Embora a operadora Vivo não informe o preço do aparelho, que chega no dia 15 de Novembro às suas lojas, a Samsung já divulgou um preço sugerido, sem subsídios, de R$ 2.400.

Mais portátil, o Dell Streak tem uma tela de 5 polegadas e se parece mais com um smartphone gigante do que com um tablet pequeno. Ao contrário do modelo disponível no exterior (que roda Android 1.6) o Streak "brazuca" roda o Android 2.2 com uma interface customizada. A câmera de 5 MP tem autofoco, e é a melhor entre todos os tablets em exposição. O Streak ainda não tem preço nem data definida para chegar ao Brasil.

Brigando pelo título de "mais barato no mercado nacional" estão os tablets V9, da ZTE, e S7, da Huawei. Ambos tem telas de 7 polegadas e rodam Android 2.1, mas também há diferenças: o tablet da ZTE usa um processador de 900 Mhz, segundo a empresa, enquanto o da Huawei usa um Qualcomm Snapdragon de 768 MHz. O V9 tem apenas uma câmera frontal de 2 MP para videoconferência, enquanto o S7 tem uma câmera traseira de 2 MP para fotos e uma câmera VGA frontal para videoconferência. 

O S7 também tem um interessante detalhe, um "pezinho" retrátil na traseira que pode ser usado para apoiar o aparelho na mesa, como um porta-retratos. Nenhum dos dois tem preço definido, mas devem chegar às lojas das operadoras no início de 2011, segundo os fabricantes.

Todos os tablets exibidos na Futurecom tem uma característica em comum, que é a compatibilidade com redes 3G e o hardware de telefonia. Com isso é possível usá-los para fazer e receber chamadas (algo impossível num iPad, por exemplo, mesmo na versão 3G) e acessar o Android Market, com seus mais de 100 mil aplicativos já disponíveis para download.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail