Home > Notícias

Conheça seis ferramentas Wi-Fi importantes para o Windows

O sistema operacional da Microsoft deixa a desejar na hora de interagir com redes Wi-Fi. Separamos aplicativos que podem ajudar nessas horas.

IDG News Service

02/09/2010 às 16h03

Foto:

Vivemos em um mundo móvel; com um notebook ou netbook por perto significa que, constantemente, você se conecta à Internet via Wi-Fi. E, provavelmente, não apenas em rede públicas como as disponíveis em cafés, aeroportos ou hotéis, mas também em conexões privadas como em casa ou no escritório.

E ai é que está o problema: o Windows não fornece todas as informações e recursos wireless que você pode precisar. É claro, ele permite que você pesquise e se conecte às redes próximas ao seu aparelho. Mas, caso você queira obter informações detalhadas, solucionar problemas ou se manter seguro em pontos públicos de acesso, então o sistema operacional da Microsoft não poderá ajudá-lo. 

Diante disso, para responder as suas dúvidas e facilitar o uso, nós escolhemos seis aplicativos que poderão ser úteis em muitos momentos. Todos estão disponíveis na web, sendo cinco deles gratuitos.

InSSIDer

O InSSIDer, da empresa MetaGeek, é uma ferramenta para encontrar redes Wi-Fi que estão próximas ao seu aparelho e capaz de reunir uma grande quantidade de informações sobre cada uma delas. Além de dispor de ferramentas para solucionar problemas da sua própria conexão.

Em cada ponto de acesso encontrado, o programa exibe o endereço MAC do roteador, o fabricante do produto (quando disponível), o canal que ele está usando, o nome do roteador (ou o nome público), se existe ou não uma proteção e a velocidade. Bem como a força do sinal atual e a força ao longo de um período de tempo.

Se você quiser migrar para uma conexão melhor, a aplicação analisa qual o melhor canal para transmitir sua rede e, consequentemente, reduzir potenciais problemas.

Também é possível detectar "zonas mortas" ou pontos que não tem um sinal forte. Basta caminhar pela sua casa ou pelo escritório com inSSIDer instalado e veja quais os locais com menor sinal. Assim você pode evitar o uso do laptop nestas redes ou tentar reposicionar o roteador. 

Esse é uma aplicativo para quem precisa encontrar um hotspot próximo, mesmo que por mera curiosidade. 

Preço: Grátis
Compatível com
: Windows XP, Vista e 7 (32 - e 64-bit)
Download:
inSSIDer


Xirrus Wi-Fi Inspector

Além de localizar as redes Wi-Fi, o Xirrus Wi-Fi Inspector ainda compartilha as informações pertinentes sobre elas como, por exemplo, a distância que estão do seu aparelho. Ele mostra os principais hotsposts nas proximidades com uma interface que simula um radar. 

Um painel separado oferece informações detalhadas sobre cada ponto de acesso que ele encontra, incluindo a força do sinal, o tipo de rede (padrão 802.11n, por exemplo), a fabricante do roteador, o canal de transmissão e se ela é ad hoc ou não.

Também são oferecidas informações mais detalhadas, incluindo o endereço interno e externo de IP, DNS, informação sobre o gateway, entre outras. 

E por que o Xirrus Wi-Fi Inspector é melhor do que o inSSIDer?

Porque ele é mais simples e o layout mais prático facilita e otimiza a visualização do conteúdo. Além de mostrar a distância física entre você e cada hotspot em sua tela. 

No entanto, se você quiser detalhes incluindo a força do sinal de todas as redes, o inSSIDer é uma aposta melhor.

Preço: Grátis
Compatível com
: Windows XP SP2, Vista e 7
Download
: Xirrus Wi-Fi Inspector


Connectify

Este software é gratuito e exclusivo para o Windows 7. Ele permite que você transforme um computador em um ponto de acesso wireless, com conexão para outros dispositivos localizados próximos a ele como, por exemplo, um smartphone.

O PC no qual o aplicativo foi instalado, é claro, precisa ser conectado à Internet e ter capacidade Wi-Fi para que possa fornecer navegação na web para outros produtos. 

A criação de um hotspot é simples: quando você tiver uma conexão, execute o Connectify no seu computador e dê nome e senha. O cartão wireless do computador começará a transmitir o sinal para que outros equipamentos possam se conectar. 

Já que o seu ponto de acesso é protegido por senha, somente quem a conhece poderá utilizá-lo; o sinal é protegido com criptografia WPA2-PSK.

Também é possível aproveitar o Connectify para criar uma rede local, sem conexão à internet. O recurso permite que aparelhos próximos possam se conectar uns aos outro, compartilhando arquivos em grupo ou criando um ambiente comum para jogos multiplayer.

Apenas uma observação.: tive problemas para conectar um Mac em uma máquina com Windows 7, mas com outros equipamentos os testes foram bem-sucedidos. 

Preço: Grátis
Compatível com
: Windows 7
Download
: Connectify


WeFi

Ferramentas como o inSSIDer e Xirrus Wi-Fi Inspector são ótimos para encontrar os hot spots que estão ao alcance do seu laptop. Mas se você quiser encontrá-los em outras localidades – uma cidade que você visitará na próxima semana, por exemplo – você vai querer experimentar o WeFi.

Como outras ferramentas que “farejam” redes do gênero, o WeFi usa seu cartão Wi-Fi para encontrar a sua localização atual e lhe mostrar os hot spots disponíveis nas proximidades. Você pode clicar em um link para ver uma determinada rede em um mapa, junto com seu endereço.

Mas você também pode buscar hot spots em um local diferente, para identificar os pontos de acesso próximos do mesmo. Clique na guia “Wi-Fi Maps” e digite um endereço e um mapa de localização será exibido no Google Maps. A seguir, você terá vários detalhes sobre os hot spots mais próximos, tais como o tipo (municipal, hotel, café e assim por diante), distância do local e se há uma taxa de acesso.

O WeFi também mostra como se conectar aos hot spots. Pode, por exemplo, ligar acessar automaticamente apenas os seus pontos favoritos ou aqueles que foram descobertos por outros membros do WeFi.

A versão básica do WeFi é gratuita, mas há também uma edição chamada WeFi Premium, que é paga. O WeFi Premium detecta e conecta o usuário aos hot spots pagos. O valor pago pelo WeFi Premium varia, dependendo do tempo que você fica conectado. No entanto, é melhor você pular fora do WeFi Premium. É muito mais fácil encontrar hot spots pagos em seu próprio país.

Preço: Grátis
Compatível com:
Windows XP, Vista e 7

Download:
WeFi

 

Hotspot Shield

 
Quando você se conecta a Internet através de um hot spot público, você se coloca em risco, uma vez que alguém poderia tentar capturar seus pacote de dados ou bisbilhotar o que você está fazendo online. O Hotspot Shield, é uma ferramenta leve e gratuita, desenvolvida pela AnchorFree, e que promete mantê-lo protegido, criando uma conexão VPN segura e criptografando todas as suas comunicações.

Quando você se conectar a um hot spot, basta executar o Hotspot Shield, e ele vai começar a protegê-lo, usando o HTTP Seguro (HTTPS). Ele lança um guia para mostrar que você está conectado e para desconectar, clique no botão “Desligar” na guia. Para ligar novamente, clique no botão “Conectar”. Você também pode ligar e desligar pelo botão direito do mouse no ícone do programa na bandeja do sistema.

No entanto, você precisará tomar alguns cuidados ao instalar o Hotspot Shield. Se você não quer a barra de ferramentas do programa instalada no seu navegador, desmarque a caixa "Incluir Barra de Ferramentas Hotspot Shield”. Além disso, certifique-se de desmarcar as caixas para a criação do “Hotspot Shield Private Search”. Isso evitará que a página inicial do seu navegador seja o serviço de buscas do Hotspot Shield. Isso impedirá mensagens de "Páginas Não Encontradas", evitando que você receba alertas bem irritantes.

Algumas advertências: quando você executar o software, ele vai abrir uma aba no navegador guiando-lhe para a página inicial do produto e que traz uma série de anúncios sobre ele. Você pode fechar essa guia se quiser, já que o programa funcionará perfeitamente, mesmo sem abri-la. Os anúncios promovendo o aplicativo também podem aparecer nos sites que você visita quando a ferramenta está ativada. Isso não aconteceu comigo, embora eu tenha visto em outros lugares, queixas a respeito dos  anúncios intrusivos. Finalmente, algumas pessoas que fizeram o download do programa têm reclamado que ele é instável, ou que é complicado para desinstalá-lo. Em meus testes, não encontrei nenhum problema referente a isso, mas, é sempre bom ser avisado de que os outros usuários têm relatado esta dificuldade.

Enquanto AnchorFree oferece Hotspot Shield de graça, outras empresas vendem produtos VPN similares para protegê-lo em hot spots públicos. O ConnectInPrivate, por exemplo, oferece o software e um serviço que custa 15 dólares por mês.

Preço: Grátis

Compatível com: Windows 2000, XP, Vista e 7 (também Mac OS X 10.4, 10.5 e 10.6)
Download
: Hotspot Shield

Plug and Browse

Se você usa seu laptop para conectar-se a mais de uma rede com ou sem
fio, é possível que esteja gastando mais tempo do que gostaria na hora
de mudar as configurações de rede.

Por exemplo, se você for um usuário de notebook típico, no trabalho
você pode ter um endereço IP estático, uma impressora de rede padrão, um
conjunto de scripts que precisam ser executados, os servidores proxy
para a segurança e um conjunto de unidades de rede mapeadas. Em casa,
você pode ter um endereço de rede atribuído pelo DHCP em uma rede sem
fio, bem como uma impressora de casa, e pode usar o Windows Firewall,
mas não existem servidores proxy. E pode haver ainda aquele hot spot
acessado regularmente naquela cafeteria que você costuma visitar e que
conta com seu próprio conjunto de requisitos, tais como endereço de rede
por DHCP.

E cada vez que você muda de rede, são grandes as chances de você ter
de ajustar as configurações no notebook, como a impressora padrão,
unidades de rede mapeadas, servidores proxy e assim por diante.

E o Plug and Browse, da Interactive Studios, acaba com toda a
necessidade de realizar essas configurações manualmente. Ele permite que
a criação de perfis para todas as redes que você usa e, quando você
alternar de uma rede para outra, basta escolher o perfil da nova rede.
Toda a sua configuração estará intacta.

Um toque muito agradável no Plug and Browse é a possibilidade de
dizer a ele para criar automaticamente um perfil para você. Assim, o
programa vai pegar todas as suas configurações atuais para a rede à qual
está conectado. Você ainda pode modificar as definições posteriormente,
se precisar.

Preço: $ 39.99 (com 30 dias de teste grátis)

Compatível com: Windows XP, Vista e 7

Download: Plug
& Browse

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail