Home > Notícias

Conheça todas as novidades do Creators Update do Windows 10

Com lançamento previsto para o segundo trimestre de 2017, atualização do sistema da Microsoft trará muitas e muitas novidades com foco em 3D.

PC World / EUA

31/10/2016 às 16h19

surfacestudiohandson_625.jpg
Foto:

A Microsoft vê o HoloLens e o que chama de “realidade mista” como uma grande parte do seu futuro. Teremos a primeira grande chance de ver mais sobre essa visão no segundo trimestre de 2017, quando o próximo grande update do Windows, chamado de Creators Update, será liberado.

A nova atualização parece direcionada especialmente para os usuários Windows com idades entre 12 e 24 anos - que, segundo a Microsoft, valorizam mais a criatividade do que as gerações anteriores. 

Dito isso, todo mundo pode entrar nessa, com as novas ferramentas de criação 3D para smartphones, PCs, Hololens e headsets de realidade virtual. Os games também receberam atenção no novo update, com um recurso embutido para transmissão de jogos, torneios customizáveis e suporte Dolby Atmos para o Xbox One S.

Veja abaixo as principais novidades que chegam com o Creators Update em 2017.

Windows Capture 3D

Um novo recurso voltado para smartphones e possivelmente outros aparelhos como tablets é o Windows Capture 3D. Esse recurso usa a câmera do aparelho para escanear um objeto físico e transformá-lo em um objeto digital. Tudo que você precisa fazer é apontar a câmera do seu gadget para o objeto real e movê-la em torno dele, como faria para escanear uma área para criar uma foto panorâmica.

Com base pelo que vimos na demonstração da Microsoft, as imagens ficam mais para o lado cartunesco. Por isso, não conte com a opção de criar imagens realistas no estilo de fotos do seu cachorro ou de um castelo de areia.

windows10creators01.jpg

A Microsoft planeja lançar o novo recurso (provavelmente como um app) para o Windows 10 Mobile, assim como para outras plataformas como Android e iOS.

Paint 3D

Assim que capturar uma imagem 3D com a nova ferramenta mobile da Microsoft, você precisará de uma maneira para usá-la. E é aí que entra a nova versão do Paint, chamada de Paint 3D. 

Com esse novo aplicativo embutido, você pode pegar suas capturas de imagens 3D e inseri-las em uma imagem padrão no Paint. Com o Paint 3D, você pode, por exemplo, misturar e combinar elementos 3D e 2D para criar uma imagem original. O Paint 3D também terá emojis 3D, a habilidade de adicionar adesivos como texturas em objetos 3D, ou desenhar diretamente em imagens 3D com as ferramentas de caneta e pincel do Paint.

paint3d01.jpg

Remix 3D

Caso você se canse de ficar capturando suas próprias imagens 3D, a Microsoft está criando uma nova comunidade: um site chamado Remix3D.com onde você pode basicamente pegar o equivalente 3D de um clip art. A comunidade terá itens criados usando o software de modelagem em 3D Sketchup, assim como objetos feitos com o game Minecraft, da própria Microsoft.

Isso porque o Creators Update permitirá que os usuários exportem suas criações no Minecraft e as compartilhem no Remix3D.com. Também será possível fazer impressões 3D de maneira simples das suas criações no game para levá-las para o mundo real.

windows10creators03.jpg

Os membros do Windows Insider já podem se inscrever para o preview do Remid3D.

Microsoft Office em 3D

O Creators Update também permitirá que você mexa com objetos em 3D no Office. Não está claro quantos programas do pacote de produtividade receberão a integração 3D, mas a Microsoft mostrou a novidade no PowerPoint, uma escolha mais do que natural para imagens 3D.

O aplicativo de apresentações permitirá que você adicione imagens em 3D, misture-as com elementos em 2D (assim como o Paint 3D), e crie transições animadas “chiques” de um slide para o outro. No exemplo mostrado pela Microsoft era possível ter um close de frutas em uma árvore. Para a transição para um novo slide, a imagem em 3D da árvore gira e dá um zoom out até que você veja o objeto completo.

windows10creators04.jpg

Óculos de realidade virtual a partir de US$300

Parece que a Microsoft não vai deixar Google, Oculus, Samsung e outras empresas ficarem sozinhas no segmento de realidade virtual. A empresa diz que o Windows 10 Creators Update trará “realidade virtual acessível e poderosa” para todos. As parceiras fabricantes da Microsoft, que incluem Acer, Asus, Dell, HP e Lenovo, vão apresentar headsets de realidade virtual.

O principal ponto desses novos acessórios é que eles serão muito mais baratos do que rivais como o Oculus Rift (600 dólares) ou o HTC Vive (800 dólares), com preços a partir de 300 dólares.

microsoftvr2016_625.jpg

HoloLens

O HoloLens ainda não está pronto para os usuários. De qualquer maneira, o aparelho de realidade virtual receberá algumas adições interessantes no Creators Update.

A mais interessante é o navegador Edge funcionar como “um portal para interagir com conteúdo digital em 3D” no Hololens. Muito provavelmente isso exigirá que os sites peguem pesado para conseguir fazer tal coisa, mas parece promissor.

Mesmo o exemplo bastante cotidiano mostrado pela Microsoft no evento foi bastante interessante. Ao usar o Edge no Creators Update com o HoloLens, você poderia visitar o site de móveis Houzz, selecionar um item, e visualizar uma representação 3D em tamanho real do objeto na sua casa. Deste jeito, você pode ver se uma cama ficará legal no quarto dos seus filhos, ou se o novo sofá vai caber direitinho na sala.

windows10creators06.jpg

Games, games e Blu-ray 4K

Games e o fenômeno de assistir a partidas de games (como partidas e torneios de e-sports) é algo que está ficando cada vez maior. O Creators Update aproveita isso com um novo recurso de streaming de games embutido na Xbox Live Gamebar que funciona com apenas um clique. A ferramenta usará o Beam, um serviço de transmissão de games em tempo real comprado em agosto pela Microsoft. A Microsoft não revelou se o recurso também terá suporte para os rivais Twitch e YouTube.

A Microsoft também vai ampliar o modo Arena da Xbox Live ao permitir que os usuários criem seus próprios torneios de e-sports para jogarem contra outros usuários na sua rede da Xbox Live. 

Por fim, o Xbox One S terá suporte Dolby Atmos para áudio melhor na hora de assistir Blu-ray 4K. Com os suportes para 4K e HDR já embutidos no Xbox One S, o console será uma verdadeira unidade de entretenimento para a sala de estar.

My People

A Microsoft quer transformar as pessoas no centro da sua experiência Windows com o My People, um recurso que é “emprestado” do Android e do iOS. No Creators Update, cinco contatos importantes aparecerão como imagens de perfil no canto direito da sua barra de tarefas. Você poderá “jogar” arquivos nesses contatos para compartilhar imediatamente com eles, ou clicar no contato para interagir em um app específico como Mail, Skype, SMS, ou Xbox Live.

Clique no Mail, e você terá uma caixa de entrada customizada trazendo apenas as interações com aquela pessoa. Além disso, a Microsoft vai adicionar um recurso de mensagens chamado Shoulder Taps que permite que “as suas pessoas” (seus contatos) enviem emojis e stickers que apareçam imediatamente no desktop.

Os apps da Windows Store também terão o My People embutido, permitindo que você compartilhe rapidamente arquivos a partir do app Photos.

windows10creators08.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail