Home > Dicas

Conserte um disco USB pifado

Veja o que fazer quando seu disco externo não aparece quando ele é plugado ao PC

Chris Byers, com informações de Rafael Rigues

10/06/2010 às 18h31

Foto:

Um de nossos leitores pergunta: "o Windows Explorer não mostra mais o ícone de meu disco USB externo. O Gerenciador de Dispositivos me diz que "Este dispositivo está funcionando normalmente", mas nem mesmo desinstalar e reinstalar os drivers não trouxe meu ícone de volta. Usei o Avast, Spysweeper, A-Squared Malwarebytes, Spybot e Microsoft Security Essential em busca de algum vírus, mas não encontrei nada. E agora?"

Nossa resposta: Em primeiro lugar sugerimos que você "pegue leve" com todo este software de segurança. Estes programas não foram projetados para trabalhar em conjunto e podem conflitar um com o outro, prejudicando o desempenho do PC.

O problema com seu disco externo pode ter várias causas. Tente reinicializá-lo usando a ferramenta de gerenciamento de disco. Clique em Iniciar, clique com o botão direito em Computador, Gerenciar, e escolha o item Gerenciamento de disco. Se o disco está listado mas é descrito como "Não alocado", pode ser este o problema. Clique com o botão direito no bloco que diz "Não alocado", escolha a opção "Novo Volume Simples" e siga as instruções na tela.

Também é possível que haja um problema ou mal-contato no cabo USB que liga o disco ao micro, algo bastante comum. Tente um outro cabo, ou outra porta USB. Também pode ser que a porta USB à qual o disco está conectado não fornece energia suficiente para seu funcionamento, experimente ligá-lo a duas portas ao mesmo tempo com um cabo em Y.

Por fim, talvez o disco tenha simplesmente parado de funcionar: como última tentativa, abra o "case", retire o disco lá de dentro e conecte-o diretamente ao PC. Você tinha backup?

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail