Home > Notícias

Consórcio elabora padrão para recarga sem fio de eletrônicos

Wireless Power Consortium vai criar normas para recarga com saída máxima de 120 watts; padrão para recarga de gadgets ficou pronto em 24/7.

IDG News Service

26/07/2010 às 16h17

Foto:

O grupo Wireless Power Consortium afirmou nesta segunda-feira (26/7) que começará a trabalhar em uma nova especificação de recarga sem fio, desta vez para computadores portáteis.

A organização desenvolverá uma especificação de recarga para energia média com uma saída máxima de 120 watts, segundo o presidente do grupo, Menno Treffers. Isso deverá ser suficiente para carregar, sem fios, dispositivos portáteis como notebooks e netbooks, afirmou Treffers.

Esse método de recarga sem fio se baseia em colocar os dispositivos recarregáveis em bases ou apoios que emitem a carga. Os aparelhos contam com bobinas que recebem a energia elétrica sem fios.

Cinco watts
O objetivo inicial do Consortium era garantir a especificação para dispositivos de baixa energia, segundo Treffer. No sábado (24/07), o grupo finalizou um padrão para até 5 watts de energia para carregar dispositivos como smartphones, fones de ouvido Bluetooth ou ferramentas elétricas.

O trabalho na nova especificação de energia média deve começar em breve, afirmou Treffers. Ele diz que dispositivos aderentes à especificação do Consortium terão o logo de certificação Qi.

A especificação de baixa potência levou 18 meses para ser concluída, e Treffers diz que ela será  integrada inicialmente no formato de base, mas poderá ser integrada até em móveis, como mesas. A Energizer afirmou que lançaria uma base para carregar até dois dispositivos por cerca de 100 dólares e apoios de carga para iPhone e BlackBerrys entre 30 e 40 dólares.

No momento, existem múltiplas tecnologias de recarga sem fio e a padronização poderia evitar que os consumidores fiquem presos a uma única tecnologia, disse Treffers. “Se não padronizarmos, o volume desses produtos continuará crescendo. Padronizando, podemos colocar a tecnologia em todas as casas.”

Mercado
A consultoria iSuppli prevê que o mercado de recargas sem fio cresça rapidamente. Vendas de produtos que oferecem a tecnologia podem totalizar 3,6 milhões neste ano e crescer para 234,9 milhões até 2014, segundo relatório da empresa divulgado em junho.

A especificação de baixa energia está sendo distribuída para os membros do Consortium e será aberta a outras companhias a partir do dia 30 de agosto. Os produtos podem ser certificados por meio de testes em laboratórios independentes.

O grupo não está trabalhando em recargas sem fio por meio do ar porque a técnica não é eficiente, segundo Treffers. Também há preocupações como a exposição do corpo humano a campos magnéticos.

Entre os membros do Wireless Power Consortium estão Energizer. Fulton Innovation, ConvenientPower, Philips, Nokia, Research in Motion, Texas Instruments, LG Electronics, Verizon e HTC.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail