Home > Notícias

Consumidores confiam no boca a boca pela web e na opinão de amigos

Nielsen Online mostra que 90% dos consumidores levam em consideração conselhos de amigos antes de tomar decisões de compra.

Redação do IDG Now!

15/07/2009 às 10h33

Foto:

A propaganda boca a boca online e conselhos de amigos são as formas de divulgação que mais atraem confiança entre os consumidores, segundo estudo da Nielsen Online  divulgado nesta quarta-feira (15/7).

A pesquisa realizado pela empresa que mede audiência na internet, mostra que 90% dos internautas no mundo confiam em sugestões de amigos antes de fazer uma compra. A Nielsen Online constatou ainda que 70% daqueles que acessam a internet recorrem à opinião divulgada online de outros consumidores.

A mesma porcentagem (70%) de usuários pelo mundo que confiam em opiniões na web também confia nos sites oficiais da marca de um produto, o que mostra o alcance da mídia no consumidor.

Há diferenças regionais entre os países pesquisados, segundo a Nielsen Online. No Brasil, a taxa de confiança em opiniões na internet é menor, de 60%, os internautas  brasileiros tendem confiar mais na opinião dos amigos - 93% - e também nos sites das marcas (79%).

Com relação a anúncios exibidos por meio de ferramentas de buscas, 62% dos brasileiros dizem confiar neles, percentual superior à média mundial (41%).

Os brasileiros também confiam mais em anúncios em vídeo online – 54% contra 37% da média mundial. Outra mídia que os consumidores do Brasil dão mais crédito são os banners online, sendo 51% confiando neste formato – no mundo, a média é de 33%. A publicidade no celular também é mais popular no País, tendo a confiança de 36% dos brasileiros, contra 24% do mundo.

O estudo foi realizado entre 19 de março e 2 de abril de 2009 com 25.420 consumidores de internet em 50 países.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail