Home > Notícias

Contas roubadas do Twitter são oferecidas por até mil dólares

Hackers não querem mais apenas dados bancários e de cartões de crédito; eles estão de olho em tudo que possa virar dinheiro.

IDG News Service

29/01/2010 às 13h13

Foto:

Cibercriminos estão tentando vender na web nomes e senhas de acesso roubadas de usuários do serviço de microblog Twitter por centenas de dólares, segundo pesquisadores em segurança da Kaspersky Lab.

Desde 2005, hackers vêm desenvolvendo novos tipos de malware para roubar dados e o problema está crescendo. Alguns destes programas vasculham bandos de senhas, outros correm atrás de credenciais para jogos online.

Contudo, segundo o pesquisador Dmitry Bestuzhev, o tipo de roubo que mais cresce é feito por meio de programas genéricos de espionagem que tentar se apossar de tanta informação quanto possível das vítimas.

Em 2009, a Kaspersky identificou cerca de 70 mil deste programas – duas vezes mais do que um ano antes, e cerca de três vezes o número de programas que roubam senhas bancárias.

Este tipo de ataque se tornou popular porque os criminosos descobriram ser possível fazer mais do que simplesmente roubar números de cartões de crédito. Bestuzhev diz já ter visto contas do Gmail à venda em fóruns hackers na Rússia por 2.500 rublos (82 dólares). Contas do RapidShare são oferecidas a 5 dólares por mês (bem como do Skype), além de contas de sistemas de mensagens instantâneas e credenciais de acesso ao Facebook.

No caso do Twitter, o preço das informações varia muito, dependendo do nome da conta e do número de seguidores, mas os criminosos têm procurado por contas menores e confiáveis, a partir das quais podem enviar posts com conteúdo malicioso e, a partir daí, infectar outras máquinas e contas.

O pesquisador diz que uma conta do Twitter, com apenas 320 seguidores, vem sendo oferecida por mil dólares em um fórum específico. O nome do usuário era composta por uma combinação simples de três letras que Bestuzhev acredita serem muito valiosas para os criminosos virtuais. Comparada a uma conta no MSN, que o pesquisador diz ser oferecida por 1,40 dólar, as contas do Twitter são muito mais valiosas.

Bestuzhev diz que enquanto informações de cartões de crédito e outros tipos de credenciais são valiosos apenas quando em grande quantidade, um hacker pode ganhar facilmente mil dólares com dados roubados de apenas um computador.

Segundo o pesquisador, 63% de todas as senhas roubadas o foram por cavalos de troia provenientes da China. O segundo país que mais gera pragas desse tipo é a Rússia (12% das ocorrências).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail