Home > Notícias

Conteúdo do e-mail dá pistas sobre idade e status social do remetente

Pesquisa afirma que 54% dos britânicos se diz capaz de julgar nível sócio-cultural e faixa etária de quem escreveu um e-mail.

Redação da PC Advisor/Reino Unido

23/04/2009 às 13h09

Foto:

Mais da metade dos internautas britânicos (54%) julga os remetentes de mensagens de e-mail com base na linguagem usada, afirma um estudo do serviço gratuito de webmail 'Email Britain', da empresa GMX.

A pesquisa mostra que 40% dos britânicos entrevistados julgam a inteligência de quem envia e-mails, enquanto 20% afirmam que são capazes de determinar a idade do remetente pelo conteúdo da mensagem. E 16% dos entrevistados ainda se dizem capazes de estimar o status social do remetente pela linguagem usada no e-mail.

Internautas mais jovens avaliam a inteligência, a idade e o status de quem lhes envia e-mails com mais frequencia do que os usuários mais velhos, mostra o estudo.

A pesquisa também revela que um em cada três britânicos entrevistados adapta a linguagem e o estilo das mensagens para criar uma identidade própria.

A GMX também observou que o e-mail é frequentemente usado para evitar comunicações mais estressantes pessoalmente ou por telefone. Entre os entrevistados, 27% disseram que preferem usar o e-mail a falar com empresas que os deixam nervosos,  enquanto 36% disseram que usam o e-mail para chamar alguém para um encontro.

O estudo ainda revela que 26% das mulheres escondem seus verdadeiros sentimentos usando emoticons nas mensagens eletrônicas, enquanto o mesmo comportamento é verificado por 13% dos homens.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail