Home > Dicas

Controle as músicas do iTunes com o uso de gestos

Com o software gratuito FluidTunes, o usuário pode escolher o álbum que deseja executar sem tocar no computador; tecnologia usa câmera do Mac

Daniel dos Santos, Macworld Brasil

08/10/2009 às 11h56

Foto:

Esqueça o teclado e o mouse. Se você possui um Mac com sistema operacional 10.4 ou superior, iTunes instalado e câmera, pode selecionar um álbum e executar suas músicas preferidas sem tocar no computador. Basta instalar o programa gratuito FluidTunes.

O software, lançado no final do ano passado, já teve mais de 150 mil downloads, segundo seu desenvolvedor, David Frampton, que trabalha na Majic (com jota, mesmo) Jungle Software, empresa da Nova Zelândia.

Uma vez instalado o programa, surgem na tela quatro grandes botões de comando, com as capas dos álbuns que foram armazenados no iTunes (se você não tiver baixado essas imagens, verá apenas uma nota musical e o nome do disco) no centro e a imagem do usuário ao fundo (que é capturada pela câmera).

Como utilizá-lo
Ao mover sua mão do centro para a lateral da tela, a câmera identifica seu gesto e vai trocando as capas dos álbuns. Ao escolher um deles, é só mover sua mão na direção do botão de play (não é preciso tocar na tela) e fazer um movimento sutil, como fechá-la. Esse botão ficará colorido e a música será tocada.

Nova versão a caminho
Em entrevista à Macworld Brasil, David Frampton contou que desenvolveu o FindTunes tendo como base a tecnologia Cocoa (interface de programação de aplicativos da Apple)  e que utiliza o EyeTunes Framework (ambiente de trabalho baseado em Cocoa) para a comunicação com o iTunes.

O sistema de detecção de movimentos foi desenvolvido por ele e utiliza as diferenças entre os frames (quadros) consecutivos para identificar o movimento em áreas específicas. “Continuo desenvolvendo a tecnologia utilizada no FluidTunes e pretendo lançar um aplicativo mais complexo, apesar de fácil de usar, no futuro”, afirma Frampton, sem especificar uma data.

Veja o programa em ação no vídeo abaixo:

FluidTunes from Majic Jungle Software on Vimeo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail