Home > Notícias

Conversor de TV digital de baixo custo chega em julho, diz ministro

Hélio Costa diz que preço médio para conversor é R$ 230. Fabricante Comsat promete aparelho, que custará R$ 200, para julho.

Redação do IDG Now!*

25/06/2008 às 15h19

Foto:

Nas próximas semanas, o mercado brasileiro terá conversores populares para TV digital, com preço médio de 230 reais, prometeu o Ministro das Comunicações, Hélio Costa, nesta quarta-feira (25/06).

A TV Digital completou 6 meses no início de junho (02/06), mas os conversores continuam caros, com valores bem acima dos 200 reais previstos por Costa quando o sistema foi implantado.

Tudo sobre TV Digital:
> Como escolher os produtos
> Tire suas dúvidas sobre a nova TV
> Especial: tudo sobre o tema

O Minicom revelou que a fabricante Proview Eletrônica do Brasil, que está em fase de
implantação na Zona Franca de Manaus, é a responsável pelos preços baixos. Os modelos oferecidos custarão de 199 a 299 reais - sendo o primeiro sem alta definição.

O vice-presidente da fabricante Comsat, Jakson Sosa, revelou ao IDG Now! que lançará, no início de julho, conversores que custarão 200 reais. Antes, a Comsat prometeu o lançamento para o fim de junho.
++++
Graças ao preço alto, até março deste ano foram vendidos apenas 50 mil conversores, segundo estimativa da consultoria Teleco.

O Minicom aponta que o governo facilitará a aquisição do aparelho por meio financiamentos pela Caixa Econômica Federal e bancos particulares.

A TV Digital deve chegar a Salvador, a Fortaleza e a algumas capitais da Região Sul do país até o fim do ano. Outra promessa é a de que todas as capitais nordestinas terão TV digital até o final de 2009.

O sinal digital chega a 70% dos pontos centrais da grande São Paulo, segundo o Minicom. Uma avaliação da Phillips, por sua vez, apontou que regiões da periferia da cidade ainda não recebem o sinal.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail