Home > Notícias

Conversor para TV digital por R$ 200 deve chegar em quatro semanas

Comsat trabalha com uma produção inicial de 10 mil unidades dos conversores, que chegarão ao preço prometido por Hélio Costa.

Daniela Moreira, editora-assistente do IDG Now!

28/05/2008 às 20h03

Foto:

A fabricante Comsat promete lançar um conversor para TV digital ao preço de 200 reais no prazo de até quatro semanas, cumprindo a promessa feita pelo Ministro das Comunicações, Hélio Costa, de um conversor a “preço popular”.

Segundo Jakson Sosa, vice-presidente da empresa, o aparelho será vendido em duas versões, uma com saída convencional - ideal para aparelhos de TV mais antigos, que suportam apenas a definição padrão -, e outra com saída HDMI, com suporte a alta definição, por 220 reais.

De acordo com o executivo, a produção inicial dos conversores será de 10 mil unidades. Os aparelhos serão vendidos por uma grande rede de varejo com presença nacional - o nome só será revelado no lançamento, segundo Sosa.

Tudo sobre TV Digital:
> Como escolher os produtos
> Tire suas dúvidas sobre a nova TV
> Especial: tudo sobre o tema

O preço que será praticado pela fabricante está bem abaixo da média atual de mercado. O conversor com menor preço, vendido pelo Positivo Informática, custa hoje 500 reais.

“A redução no preço foi possível por meio de uma mudança no chipset usado no set-top box”, justifica Sosa. Assim como os outros set-top boxes disponíveis no mercado, o modelo oferecido pela fabricante não oferece interatividade.
++++
As vendas de conversores para a TV digital aberta - que estreou em dezembro do ano passado, em São Paulo -  ficaram abaixo das expectativas da indústria. A consultoria Teleco estima que foram vendidos cerca de 50 mil conversores em São Paulo, até março.

Já a Positivo trabalha com estimativas ainda mais modestas - cerca de 20 mil unidades, para todo o mercado. A fabricante inclusive optou por interromper temporariamente a produção de conversores devido à demanda menor que a esperada.

“Produzimos pouco mais de 10 mil unidades, mas ainda temos um estoque grande, por isso não há necessidade de produzir mais agora”, disse o presidente da Positivo, Hélio Rotenberg, em recente entrevista ao IDG Now!.

A Comsat também está produzindo o ViTV, um modelo de receptor de sinal móvel da TV digital que também funcionará como GPS e mini-PC portátil. O aparelho, que estava previsto para chegar ao mercado em janeiro, deve levar mais dois meses para ficar pronto, segundo o executivo. A expectativa de preço é inferior a 700 reais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail