Home > Notícias

Conversores para TV digital serão embutidos em equipamentos de plasma

Decisão interministerial obriga que fabricantes da Zona Franca de Manaus insiram aparelhos em televisores de 42 polegadas ou mais.

Redação do IDG Now!

15/09/2009 às 15h48

Foto:

Em breve comprar um conversor para receber o sinal de TV digital não será mais a preocupação de quem adquirir uma TV de plasma no Brasil. Em 2010, os modelos dessa tecnologia que tenham a partir de 42 polegadas e sejam fabricados na Zona Franca de Manaus terão de vir com conversor embutido, conforme portaria dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Ciência e Tecnologia (MCT).

Em 2011, a regra valerá também para as TVs de outros tamanhos. A decisão foi publicada na sexta-feira (11/9) no Diário Oficial da União. Uma regra parecida já havia sido estabelecida em agosto para TVs de LCD.

A  norma  estabelece que os fabricantes devem  embarcar conversores de sinal digital em todos os televisores dessa tecnologia com mais de 32 polegadas a partir de janeiro de 2010. Em janeiro de 2011, a regra será ampliada para televisores de 26 polegadas e, em 2012, para aparelhos de todos os tamanhos.

Atualmente, os conversores de TV digital custam em torno de 300 reais.  O aumento na escala de produção é, para o Ministro das Comunicações, Hélio Costa, o principal fator que deve facilitar a queda nos preços e a popularização da tecnologia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail