Home > Dicas

Converta suas planilhas no Google Drive para permitir edição offline

Truque rápido facilita a tarefa manual de conversão sugerida pela Google, que é propensa a erros.

Ian Paul, PCWorld EUA

31/03/2014 às 17h50

GoogleSheets_Abre-435px.jpg
Foto:

A Google começou recentemente a distribuir uma nova versão do Google Planilhas (Google Sheets), que entre outras novidades traz recursos completos de edição mesmo que o usuário esteja offline.

Mas há um porém: a edição offline só funciona com planilhas criadas com a nova versão do Google Planilhas. Ou seja, as planilhas “antigas” que já estão no seu Google Drive não podem ser editadas no modo offline.

A Google planeja, no futuro, converter automaticamente todas as suas planilhas antigas para o novo formato. Enquanto isso não acontece, a empresa sugere que quem deseja uma conversão imediata copie e cole o conteúdo de uma planilha antiga numa planilha nova criada usando a nova versão do Google Planilhas.

Mas isso é uma gambiarra nada elegante, cheia de trabalho manual e por isso propensa a erros. Felizmente há uma solução ligeiramente mais simples, automatizada e que não envolve copiar e colar dados.

Usando o desktop

Para transformar uma planilha antiga em uma nova, basta baixar uma cópia dela para seu PC e enviá-la novamente para o Google Drive. Mas antes você precisa se certificar de que está usando o novo editor de planilhas, basta acessar g.co/newsheets. E também é necessário preparar o PC para edição offline no Chrome, seguindo estas instruções da própria Google.

Pronto? Então imagine que queremos converter uma planilha chamada Teste3. Primeiro localize o arquivo no Google Drive, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione o item Fazer download… 

GoogleSheets_Download-400px

Basta baixar uma planilha para o PC no formato Excel...

Na janela que surgir certifique-se de selecionar a opção Microsoft Excel (.xlsx) no menu e clique no botão Fazer download. O próximo passo é simples: arraste o arquivo baixado de volta para a página do Google Drive no Chrome para fazer o upload. Quando o upload estiver terminado, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo recém-chegado ao Google Drive e escolha a opção Abrir com / Planilhas Google. O arquivo será convertido para o novo formato, e você está pronto para trabalhar offline.

GoogleSheets_AbrirCom-580px

...enviá-la de volta ao Google Drive e abrir com o Planilhas Google para fazer a conversão

Não se engane com o número de passos: depois que você “pegar o jeito” no processo, verá que ele leva apenas alguns segundos em uma conexão de banda larga. E sem ter e copiar e colar manualmente vastas quantidades de dados de uma planilha para a outra.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail