Home > Dicas

Converta um PDF para leitura no Kindle sem usar nenhum software

Serviço pouco conhecido, da própria Amazon, faz o serviço e tenta transformar seus documentos em algo mais confortável de ler. Mas nem sempre dá certo.

Rick Broida, PCWorld EUA

16/07/2013 às 17h54

PaperWhite_Abre-435px.jpg
Foto:

Se você usa um Kindle para leitura de livros e documentos, provavelmente sabe que ele suporta não só eBooks, mas também arquivos PDF. Talvez até saiba que cada Kindle tem um endereço de e-mail único (que você encontra na tela de configurações), e que você pode enviar um PDF para o aparelho simplesmente incluindo-o como um anexo a uma mensagem para esse endereço.

Leia também
Kinde Paperwhite é o melhor e-reader já lançado pela Amazon

O problema é que muitos PDFs não são otimizados para visualização no Kindle, e exigem muito zoom e rolagem para que possam ser lidos. É algo extremamente desconfortável. Na minha opinião, um arquivo neste estado é praticamente ilegível.

Mas aqui cabe um truque que poucas pessoas conhecem: a Amazon pode converter esse PDF em algo mais legível para você, sem nenhum esforço e sem que você precise instalar um software para isso. Basta colocar a palavra convert no assunto da mensagem com o arquivo em anexo.

Há alguns poréns: o primeiro é que a conversão leva tempo. Em um teste com alguns documentos de poucas páginas cada, eles demoraram quase uma hora para chegar ao meu Kindle. O segundo é que o truque não funciona com todos os PDFs. Um dos documentos que enviei acabou se transformando em uma imagem rotacionada em 90 graus com cada página dividida ao meio. E eu nem podia dar zoom nele.

Para documentos mais complexos ou problemáticos, como no meu caso, é melhor usar uma ferramenta de conversão mais robusta como o Calibre, que é gratuito. Mas se você está longe do PC, ou em um lugar onde não pode instalar um software, o sistema de conversão da Amazon pode salvar o dia. Não custa nada experimentar.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail