Home > Dicas

Converta vídeos e áudio no Mac sem gastar

Utilize ferramentas do próprio sistema operacional Lion ou softwares gratuitos para alterar o formato de arquivos e enviar para o iPhone ou iPad

Macworld/EUA

03/08/2011 às 19h17

Foto:

Eis a situação: você obteve um arquivo de áudio ou vídeo em um formato que não é suportado no dispositivo no qual você deseja executar o material - um dispositivo iOS ou no Mac, por exemplo - ou em um formato que não queria usar (grandes arquivos como AIFF ou WAV). Há alguns utilitários que podem ser usados para converter arquivos multimídia. Mas o que usar naqueles momentos em que você deseja apenas converter algo rapidamente, sem dores de cabeça e complicações e ainda sem gastar um centavo? Basta escolher alguma dessas soluções:

Áudio e vídeo - OS X Lion

Entre os novos recursos do Lion, está um truque do Automator que permite converter arquivos de mídia diretamente do desktop. Dê um Control+clique (ou clique com o botão direito) em um arquivo AIFF, WAV, CAF (áudio) ou .mov, MPEG-4 e H.264 para vídeos e escolha “Encode Selected Files” a partir do menu Serviços, na base do menu contextual. Uma pequena janela irá aparecer, na qual o usuário pode escolher as configurações.

Para os arquivos de áudio, há essas opções: High Quality (128kbps, 44.1kHz, ACC),  iTunes Plus (256kbps, 44.1kHz, AAC), Apple Lossless, Spoken Podcast (ABR, 22.05kHz, AAC) - infelizmente, não há opções para converter para ou a partir do formato MP3. Para vídeos, é possível escolher entre 480p (640 x 480 H.264), 720p (1280 x 720 H.264), 1080p (1920 x 1080 H.264), Audio Only e Apple ProRes (com a mesma resolução do arquivo de origem).

Note que o sistema não faz upscale (processo que redimensiona a imagem) nos vídeos. Logo, se o vídeo já foi codificado em resolução 480p, configurações de maior resolução não trarão benefícios. Selecione uma das opções desejadas, clique em Continue na parte inferior da janela e o arquivo será convertido. Por padrão, ele será salvo no mesmo local do material original, masisso pode ser mudado ao desabilitar a caixa Same as Source File e em seguida escolher uma nova pasta, a partir do menu pop-up da janela. 

 Se você quiser saber como converter suas músicas para os mais diversos formatos, e também sem gastar um centavo, basta clicar aqui

 

 

handbrake01.jpg

Além de um ótimo gravador de mídias, o HandBrake também possui opções para conversão de vídeos


HandBrake

Além de seus ótimos recursos como gravador de DVD, o HandBrake é também um ótimo conversor de vídeo. Para utilizar a ferramenta, abra o programa e, na janela de navegação seguinte, selecione o arquivo que deseja converter. Depois disso, expanda a barra lateral e clique no aparelho para qual o produto final será enviado - iPad ou Apple TV, por exemplo. Clique em Start e o vídeo será convertido. 

Esse software possui algumas vantagens em relação ao método do Lion. A primeira é que ele pode converter vídeos que não possuem suporte nativo no Mac, exemplos como .AVI e .MKV, além de permitir também que o usuário processar arquivos em lote.

Basta selecionar um vídeo que deseja converter e clicar no botão Add To Queue, no topo da janela do HandBrake. Depois disso, adicione outros arquivos que deseja converter, utilizando esse mesmo botão Add To Queue. Quando estiver pronto, clique em Start para o software converter todos os arquivos na fila. 

 

Video Monkey
Este é outro freeware para converter vídeos. Com ele, basta arrastar os arquivos desejados para a janela do programa, escolha o aparelho de destino (a partir do menu pop-up Convert To), seleciona a qualidade a partir do controle deslizante, habilite a opção Add to iTunes (caso queria que o arquivo vá para a biblioteca do player ao final do processo), e, por fim, vá em Start.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail