Home > Notícias

Vírus por e-mail está acabando, diz Kaspersky

A empresa de segurança Kaspersky afirma que as grandes epidemias de vírus que se espalham por e-mails estão com os dias contados. Segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira (18/04), essas ameaças estão perdendo o fôlego após sucessivas correções de segurança, avanço em softwares antivírus e massiva cobertura da mídia sobre o assunto.

IDG Now!

14/07/2005 às 11h32

Foto:

A empresa de segurança Kaspersky afirma que as grandes epidemias de vírus que se espalham por e-mails estão com os dias contados. Segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira (18/04), essas ameaças estão perdendo o fôlego após sucessivas correções de segurança, avanço em softwares antivírus e massiva cobertura da mídia sobre o assunto.

Segundo a empresa de segurança russa, especialistas em vírus previam que, após o final de 2004, as epidemias de vírus inseridos em mensagens de e-mail maliciosas deveriam gradualmente diminuir, até que outro tipo de ameaça prevalecesse.

Até abril desse ano, nenhuma grande epidemia como as causadas pelas pragas MyDoom, Netsky, Bagle e Zafi em 2004 foi detectada. A Kaspersky afirma que o fato é decorrente da preocupação da Microsoft com segurança, oferecendo o pacote de atualizações Service Pack 2 para sistemas Windows XP, correções de vulnerabilidades nos programas de e-mail Outlook e Outlook Express, além dos avanços na tecnologia de detecção de softwares antivírus e conscientização dos internautas por meio de cobertura da mídia especializada.

O problema, no entanto, é o crescente número de pragas que exploram os recursos de rede, formando exércitos de computadores zumbi - máquinas infectadas por pragas que enviam spam e que roubam dados pessoais e financeiros automaticamente. Outras ameaças, como vírus de mensageiros instantâneos e pragas que atingem telefones celulares ainda estão em estágio inicial de desenvolvimento, mas o estudo da Kaspersky afirma que, no período de um a dois anos, grandes epidemias surgirão nesses vetores de infecção.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail