Home > Dicas

Aumente o som no seu PC

Não consegue reproduzir arquivos WAV e MP3 em seu computador? Saiba como identificar a origem do problema, se é a placa de som, o alto-falante ou algum outro componente.

PC World

19/07/2005 às 10h15

Foto:

Sou um usuário do Windows 98 e estou com um problema no meu sistema de som. Consigo reproduzir arquivos MIDI, mas não arquivos WAV e MP3. Gostaria de saber qual é a origem do problema - a placa de som, o computador ou algum outro componente?
Pablo Rodrigues
pablo@make4you.com.br
 
Antes de mais nada, é preciso checar se sua placa de som está corretamente instalada. Podemos verificar isso pelo Gerenciador de Dispositivos. Use o comando Sistema no Painel de controle e, no quadro apresentado, selecione a guia Gerenciador de dispositivos. Selecione o item Controladores de som, vídeo e jogo. Os itens apresentados deverão estar sem indicação de problemas (quando existe algum problema, os itens são acompanhados de um ponto de exclamação amarelo). Ao clicar em cada item da seção Controladores de som, vídeo e jogo, os quadros de propriedades deverão estar com a indicação Este dispositivo está funcionando corretamente. Se existirem problemas, será preciso reinstalar os drivers dos dispositivos de som. Esses drivers estão no CD-ROM que acompanha a placa de som ou a placa de CPU, no caso dos modelos que possuem som on-board. O ideal é obter os drivers mais novos, no site do fabricante da placa. Se estiver tudo indicado como sem problemas, o som pode não ser reproduzido por desajuste no Mixer do Windows. Dê um duplo clique no alto-falante da barra de tarefas para que seja apresentado o quadro de controle de volume. Ajuste o volume do potenciômetro indicado como Wave e desmarque a caixa Sem áudio correspondente. O Windows 98 também oferece algumas opções não disponíveis no Windows 95 para otimizar as configurações do sistema de som do computador. Abra o Painel de controle (Iniciar-Configurações-Painel de controle), dê um duplo clique no item Multimídia, clique no botão Propriedades avançadas, disponível na seção Reprodução da guia Áudio. Selecione a opção mais próxima ao hardware do seu computador entre as presentes na lista Configuração de alto-falante, depois clique na guia Desempenho e deslize as barras de Aceleração de hardware e Qualidade da conversão da taxa de amostragem para Total e Ótima, respectivamente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail