Home > Notícias

Coreia do Norte forma exército de hackers para atacar games online

Segundo New York Times, o ditador Kim Jong-il usa jogos em estilo MMO para levantar dinheiro para o seu governo

GamePro / EUA

10/08/2011 às 16h55

Foto:

Quanto dinheiro você conseguiria acumular a partir da prática de gold farming (que consiste em fazer dinheiro com bens virtuais) em games? Se você governa a Coreia do Norte e tem acesso a equipes inteiras, aparentemente pode conseguir cerca de 6 milhões de dólares.

E parece que o ditador Kim Jong-il se encaixa em todos esses pré-requisitos: o New York Times informa que o líder da Coreia do Norte usou jogos MMO (multiplayer massivo online) para financiar seu governo. De acordo com fontes da polícia de Seul, capital da Coreia do Sul, o governo da Coreia do Norte tem recebido “comissões” de um grupo hacker que conseguiu 6 milhões de dólares em dinheiro de verdade, enquanto o “financiamento sujo” do gold farming possui um valor estimado de bilhões de dólares (virtuais). 

Aparentemente, o ditador norte-coreano recorreu ao gold farming em MMOs como outro meio estranho para levantar dinheiro, uma vez que as Nações Unidas (ONU) restringiram o comércio da Coreia do Norte com outros mercados, além de emitir sanções sobres os programas nucleares do país.

Vale notar que esquemas e redes envolvendo gold farming são incrivelmente comuns em muitos locais na Ásia – mas também são mais uma atividade ilegal que Jong-il usa para levantar dinheiro, além do “tráfico de drogas, falsificações, venda de armas e outras atividades ilícitas.”

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail