Home > Notícias

Coreia: pesquisadores descobrem técnica para criar telas dobráveis

Cientistas trabalham com o grafeno, material que pode ser base para uma nova geração de produtos eletrônicos.

Redação do IDG Now!*

19/01/2009 às 11h52

Foto:

Um grupo de cientistas coreanos descobriu uma maneira de criar telas dobráveis, a partir de um novo material que tem sido cotado, entre outras coisas, como possível sucessor do silício na fabricação de chips de computador ou como o material de base para a nova geração de dispositivos eletrônicos.

O material em questão é o grafeno, que foi isolado em 2004 por pesquisadores da Universidade de Manchester. Até agora, ele é considerado o mais forte de todos os materiais já medidos pelo homem. Ele pode formar folhas resistentes e capazes de serem dobradas sem danos.

Os dispositivos eletrônicos à base de grafeno desenvolvidos até o momento, porém, foram feitos de peças minúsculas (na escala dos micrômetros) e a partir de um método pouco eficiente que envolve “descascar” camadas de um substrato de grafite.

O que os cientistas coreanos descobriram foi um novo jeito de trabalhar a substância, de forma a criar filmes de grafeno em tamanhos relativamente grandes. Por enquanto, os filmes tem alguns centímetros, mas os cientistas esperam criar telas maiores assim que dominarem a técnica.

A principal promessa da novidade está no desenvolvimento de eletrodos flexíveis, transparentes e que ocupam grandes áreas. Um exemplo, segundo os pesquisadores, está em telas eletrônicas, para uso em publicações como revistas ou jornais, em substituição ao papel.

O artigo “Large-scale pattern growth of graphene filmes for stretchable transparent electrodes”, do pesquisador Byung Lee Hong, da Universidade Sungkyunkwan, pode ser lido por assinantes da Nature em www.nature.com.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail