Coringa | Por que o filme está gerando tanta polêmica?

Redes de cinemas pedem que os pais não levem seus filhos às sessões do filme

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/coringa-por-que-o-filme-esta-gerando-tanta-polemica/
Clique para copiar

Coringa acabou de estrear e já está rodeado de polêmicas. O longa que, apesar do nome, não tem nada a ver com um filme de heróis e vilões, vem sendo motivo de preocupação ao redor do mundo, principalmente nos Estados Unidos.

O país tem um longo histórico de massacres, entre os quais há um diretamente relacionado com o controverso palhaço de Gotham. Em 2012, enquanto Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge era exibido em um cinema da cidade de Aurora, no Colorado, um homem munido de um fuzil disparou a esmo e matou 12 pessoas. O filme, diferentemente de seu antecessor, não mostrava o arqui-inimigo de Batman, mas James Holmes, o atirador, se apresentou como Coringa quando foi capturado pela polícia.

Agora, sete anos depois, o longa solo do vilão tem causado uma onda de alertas nos cinemas norte-americanos. A rede de cinemas Alamo Drafhouse publicou, em seu Facebook, um aviso que compara Coringa a uma versão mais sombria e realista de Taxi Driver, outro filme sobre a perversão da mente humana, e enfatiza “não é para crianças e elas não vão gostar”.

Após membros das famílias das vítimas do Massacre de Aurora levantarem mais receios sobre o longa, outra rede de cinemas norte-americana, a Landmark Theatres, proibiu que espectadores entrem nas sessões com máscaras, pinturas de rostos ou quaisquer outros objetos que ocultem a face.

Enquanto a classificação etária no Brasil permite que apenas pessoas com mais de 16 anos assistam ao filme nos cinemas, nos Estados Unidos, o conteúdo foi classificado como restrito para menores de 18 anos (Rated R).

Para as Forças Armadas do Estados Unidos e para o Departamento de Polícia de Los Angeles, não existem ameaças concretas com as quais se preocupar, mas, de qualquer forma, a fiscalização aumentará. “Embora não haja ameaças credíveis na área de Los Angeles, o Departamento manterá alta visibilidade nas salas de cinema quando o filme estrear. Nós encorajamos todos a saírem e desfrutarem de todas as atividades de lazer de fim de semana que esta cidade tem para oferecer, porém, angelinos devem permanecer vigilantes e sempre atentos ao seu ambiente. Como sempre, se você vir algo, diga alguma coisa”, declarou a Polícia de LA.

O temor é que a exibição da emancipação da loucura de um homem comum sirva como aval para que atos criminosos aconteçam.

Coringa estreou nos cinemas do mundo inteiro no dia 03 de outubro.

Com informações de CNET, USA Today e CNN

tags

Relacionadas

Coringa | DC lança o último trailer antes do lançamento

É oficial: falta pouco

‘Coringa’ invade celulares Android sem autorização

Não é bem o que você está pensando

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site