Home > Notícias

#CPBR12: Ford usará realidade aumentada no conserto de carros

Plataforma permitirá comunicação entre engenheiros da montadora e técnicos nas oficinas, ajudando no reparo dos automóveis

Da Redação

13/02/2019 às 9h35

Foto: Ford/Divulgação

A Ford anunciou nesta terça-feira (12), durante a abertura da Campus Party Brasil 2019, que será a primeira montadora na América Latina a usar a tecnologia de realidade aumentada na área de serviços de pós-venda. O serviço vai permitir que oficinas da marca tirem dúvidas em tempo real com especialistas da fábrica sobre diagnóstico e solução de problemas técnicos nos veículos.

A plataforma se chama "Assistência Técnica Remota com Realidade Aumentada Ford", e é composta de óculos especiais com câmera e microfone que os mecânicos da oficina usam para inspecionar o veículo e se comunicar com engenheiros da empresa. Pela tela do computador, os profissionais da Ford podem acompanhar exatamente o que o técnico está vendo e contam também com recursos gráficos que facilitam a transmissão de instruções.

"Essa tecnologia vai aumentar a produtividade e capacidade de atendimento das oficinas, oferecendo uma experiência melhor para os clientes, aumentando a sua satisfação e fidelização", destacou Joaquim Arruda Pereira, diretor de serviço ao cliente da Ford América do Sul.

Segundo a montadora, a iniciativa entrará como um projeto-piloto no primeiro semestre deste ano, em dez concessionárias de diferentes regiões do Brasil. Depois dessa fase, que servirá para a coleta de dados e para adquirir experiência com o uso da tecnologia e gerenciamento da operação, ela deverá ser expandida para toda a rede da companhia em 2020.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail