Home > Notícias

#CPBR12: Plataforma gratuita reúne conteúdos de robótica para leigos

Site Robolivre tem mais de 1.400 conteúdos compartilhados pelos usuários, e não é preciso ter experiência técnica ou formação na área

Caio Carvalho

13/02/2019 às 18h59

Foto: Shutterstock

Robótica é um dos principais tópicos nas palestras da Campus Party Brasil 2019. E mesmo quem nunca teve contato com esse mercado pode se integrar e até mesmo começar na profissão. Esse foi o tema do palco Makers, que destacou o programa Robolivre.

Lançado em 2005, o Robolivre é uma plataforma online que reúne conhecimentos de robótica nos mais variados campos, permitindo que qualquer pessoa acesse conteúdos relacionados ao assunto. Não é necessário ter experiência técnica ou formação na área, uma vez que o site funciona como uma comunidade de entusiastas que publicam e compartilham projetos de robôs.

De acordo com Henri Coelho, gestor de implantação de projetos e desenvolvimento na Robolivre, a página já conta com seis mil inscritos, com usuários de quatro países. São mais de 1.400 conteúdos divididos em inúmeras categorias - de pequenos robôs que simulam aranhas até motores, programação e o popular Arduino. Cada tópico oferece imagens, vídeos, links e documentos relacionados para os usuários seguirem, e todas as inclusões possuem um passo a passo de como desenvolver para a plataforma desejada.

Henri também destaca que os integrantes do Robolivre podem baixar os códigos de robótica e, caso desenvolvam melhorias para aquele projeto, compartilhem as atualizações com os demais inscritos. A biblioteca completa do site pode ser baixada gratuitamente, e os usuários ainda podem reagir às publicações por meio de curtidas e comentários. Basta acessar o endereço roboliv.re.

Monte seu robô

A organização da Robolivre aproveitou a Campus Party para anunciar mais uma edição do concurso Leve Seu Robô. O concurso estimula grupos de até quatro pessoas a levar ou montar um robô durante a realização da Campus. Não é necessário ter experiência na área, já que a premiação é válida para todos os campuseiros. Palestrantes não podem participar.

Para se inscrever, os interessados devem entrar no site campuse.ro, passar o mouse por cima da aba "Criar" e depois clicar em "Desafio". Será preciso criar um cadastro para inserir os dados. O resultado do desafio será anunciado no último dia da Campus Party, domingo (17), no palco principal do evento, e os ganhadores levarão para casa entradas gratuitas para a edição 2020, além de prêmios exclusivos.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail