Home > Notícias

Crackers atacam buscador de imagens do Google

Criminosos inserem imagens infectadas diretamente na engine do buscador e usam atualização de leitor de PDFs para induzir usuários a clicar nelas.

Redação do IDG Now!

09/08/2010 às 9h37

Foto:

O buscador de imagens do Google é o novo alvo de crackers que desejam inserir códigos maliciosos nas máquinas dos usuários pela Internet afora.

O problema surgiu pela primeira vez no ano passado, quando imagens sensacionalistas foram enviadas como spams aos usuários que, ao clicar sobre a URL, era induzido a baixar um codec que lhe permitisse acessar o arquivo. Agora, com a nova interface do buscador de imagens do Google, o método foi aperfeiçoado.

Isso porque os os criminosos estão inserindo as imagens infectadas diretamente no buscador. E para invadir o PC do internauta por essa técnica, o arquivo em questão pede que o usuário atualize o seu leitor de PDFs - normalmente da Adobe - por meio de um link oferecido para visualizar a foto ou baixe algum antivírus gratuito, que se revela um malware, deixando o computador exposto.

De acordo com especialistas em segurança, o que mais chama a atenção é o grau de especialização dos crackers, já que está técnica com o buscador de imagens do Google pode ser usada de formas diferentes, dependendo do sistema operacional e do navegador utilizado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail