Home > Notícias

Crackers brasileiros usam Twitter para iPhone para roubar dados

Criminosos utilizam textos publicados no popular microblog, que fingem ser links para sobre a nova ferramenta, como isca para os golpes

Redação da Macworld Brasil

21/05/2010 às 15h34

Foto:

Lançado no dia 19/5, o Twitter para iPhone logo se tornou o aplicativo gratuito mais baixado na App Store pelos brasileiros. Pois os criminosos da Internet foram rápidos no gatilho e já estão utilizando a ferramenta como isca para disseminar golpes online.

Em textos disseminados no popular microblog, links prometem acesso à ferramenta, mas levam o internauta a baixar um programa nocivo, que serve para roubar informações como senhas bancárias.

Segundo a empresa de soluções de segurança Kaspersky, a ameaça foi criada no Brasil é extremamente perigosa. Para chegar ao computador, ela se utiliza de um arquivo nocivo desenvolvido em Java , e também pode se disseminar via driver USB.

Uma vez instalado, ele desabilita funções do Windows, incluindo as notificações do Security Center, além de capturar informações de Internet banking e dados de cartão de crédito. A praga é identificada como Worm.Win32.VBNA.b e atinge apenas computadores com Windows. Ou seja, apesar de usar o nome do Twitter para iPhone, ele não infecta o celular da Apple.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail