Home > Notícias

Crackers enviam atualização para o vírus Conficker pela internet

Assim como um programa convencional, praga recebe atualização para driblar medidas de segurança e continuar ativa nos PCs.

Redação do Computerworld / EUA

09/03/2009 às 8h43

Foto:

PCs que já estão contaminados pelo Conficker estão recebendo uma nova variante da praga digital. O objetivo é impedir que os antivírus e ferramentas de remoção de software malicioso consigam eliminar o worm das máquinas infestadas.

De acordo com Vincent Weafer, vice-presidente de pesquisa da Symantec, o Conficker.c é o primeiro vírus que recebe novas “ordens” de seus criadores, que estão muito interessados em manter o controle dos computadores contaminados.

Segundo o pesquisador, a nova variante consegue se comunicar com 50 mil endereços de internet diferentes e obter novas instruções a partir desses sites. As primeiras versões do vírus se comunicavam com “apenas” 250 sites - um número bem mais fácil de ser administrado pelos fabricantes de antivírus e especialistas de segurança em geral.

Esta nova do worm procura ainda desligar as defesas do computador, incluindo ferramentas usadas para remover vírus.

O número de PCs contaminados com o Conflicker, contudo, diminuiu. Existem, agora,  centenas de milhares contaminadas, ao contrário dos milhões de computadores infectados registrados até o mês passado, segundo o pesquisador. E a Microsoft ofereceu uma recompensa de 250 mil dólares para quem tiver pistas sobre os criadores da praga.

Para evitar ser contaminado pelo Conficker, é importante instalar a correção MS08-067, usar senhas fortes e desabilitar as funções “Autoplay” e “Autorun” do Windows.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail