Home > Notícias

Cracker invade contas de loja da Apple, faz gastos e manipula ranking

Segundo informações apontadas por desenvolvedores e usuários, o objetivo dos criminosos era realizar compras e alterar a lista dos mais vendidos; prejuízo pr usuário chega a superar 500 dólares

PC WORLD/EUA

05/07/2010 às 12h00

Foto:

Um desenvolvedor vietnamita identificado como Thuat Nguyen teria invadido contas do iTunes e manipulado a categoria Books, na loja online da Apple, para artificialmente aumentar as notas e as vendas de seus aplicativos.

A informação foi publicada em sites como Engadget e The Next Web e confirmada por usuários e desenvolvedores. Segundo elas, os títulos de Nguyen, com a iniciativa, passaram a responder por 42 dos 50 programas mais vendidos da área Books.

No fórum da MacRumors, um usuário publicou que sua conta da loja online da Apple apresentava vários gastos sem explicação, o que gerou prejuízo de mais de 500 dólares.

Dois outros usuários da loja da Apple também reclamaram, afirmando que cerca de 200 dólares de despesas foram feitas em suas contas para a compra dos livros do desenvolvedor suspeito.

A suspeita de manipulação para inflar os livros vietnamitas no ranking surgiu com dois desenvolvedores de aplicativos para iPhone, Alex Brie e Patrick Thomson, que estranharam a queda de seus títulos e a subida impressionante das obras de Nguyen e reportaram o fato à Apple.

Apesar de ainda não ter se manifestado sobre o caso, a Apple removeu as obras de Nguyen da App Store.

Quer saber como proteger sua conta na App Store? Veja a dica Como manter sua conta na loja online da Apple segura (http://bit.ly/c3X0gQ).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail