Home > Notícias

Crackers oferecem até US$ 30 mil por Nokia 1100 em fóruns na web

Software do aparelho poderia ser programado para receber senha bancária de qualquer usuário, permitindo transferências ilegais.

IDG News Service/Reino Unido

22/04/2009 às 9h58

Foto:

Crackers têm oferecido mais de 30 mil dólares em fóruns na internet por um modelo antigo de celular, o Nokia 1100, fabricado em uma antiga fábrica na Alemanha. De acordo com uma companhia de investigação, o aparelho poderia facilitar transferências bancárias ilegais feitas por criminosos.

Na terça-feira (21/04), a Nokia disse que não sabia que os preços de revenda do telefone lançado em 2003, estimado em algo em torno de 130 dólares, havia aumentado tanto. A fabricante declara ainda que o software do 1100 não é defeituoso. “Não identificamos  qualquer problema que permitiria o uso do aparelho nesses casos”, disse a companhia.

Aparentemente, o 1100 pode ser programado para receber mensagens de texto de qualquer outro número, o que dá a oportunidade para fraudes bancárias.

Em alguns países, como a Alemanha, os bancos enviam códigos para autenticação de transações móveis para o celular. O recurso de segurança é chamado “mobile Transaction Authentication Number” (mTAN) e só pode ser usado uma vez como senha.

Os criminosos consegue obter os nomes de usuário e logins para contas bancárias ao invadir sites de bancos, e-mails ou mesmo hackeando PCs. Com esses dados e com uma mTAN recebida em um Nokia 1100 modificado, eles facilmente poderiam acessar sites de bancos e solicitar transferências de dinheiro, explicaram analistas da Ultrascan Advanced Global Investigations.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail