Home > Notícias

Crackulous quebra proteção de aplicativos da App Store

Crackulous retira a proteção contra cópias dos aplicativos para iPhone, facilitando a distribuição pirata, afirma blog Gizmodo.

PC World/EUA

03/02/2009 às 9h28

Foto:

Um aplicativo para iPhone chamado Crackulous, que facilita piratear aplicativos para o telefone em aparelhos desbloqueados, foi lançado - e pirateado.

Segundo o blog Gizmodo, o Crackulous tira o sistema de proteção contra cópia colocado em aplicativos do iPhone comprados da iTunes Store, permitindo que qualquer pessoa compartilhe o aplicativo pirata com amigos ou o coloque em redes P2P. Há, no entanto, uma confusão na história.

Em um texto enviado ao Gizmodo, o autor do Crackulous explicou que o link para o aplicativo que havia sido postado na notícia era o link para uma versão pirateada do Crackulous.

Exatamente: o fabricante de um aplicativo do iPhone criado para permitir aos usuários piratearem outros aplicativos reclamou da cópia pirata que fizeram sobre seu próprio aplicativo.

Em um dos e-mails, o criador do Crackulous escreve: "Eu preciso de pessoas para darem suporte ao meu trabalho. Mereço reconhecimento".

Aparentemente, ele não percebeu que a mera existência do Crackulous significa que os desenvolvedores de aplicativos legítimos não vão gostar do Crackulous nem vão ajudá-lo.

O assunto "pirataria no iPhone" levanta uma questão sobre os padrões da App Store: a falta de versões de teste nos aplicativos para iPhone. Atualmente, não há modos de experimentar um aplicativo para o smartphone da Apple antes de comprá-lo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail