Home > Notícias

Criador da linguagem Java deixa a Oracle

Líder do projeto de programação Oak, que mais tarde seria conhecido como Java, junta-se a outros ex-funcionários renomados da Sun e deixa a empresa.

Redação do IDG Now!

12/04/2010 às 10h50

Foto:

O criador da linguagem de programação Java, James Gosling, anunciou sua saída da Oracle em um blog na última sexta-feira (9/4).

Gosling deixou seu cargo no dia 2/04 e ainda não está trabalhando em outra empresa. “Quanto às razões pelas quais eu saí, é difícil de responder: qualquer coisa honesta que eu dissesse acabaria causando mais mal do que bem”, escreveu.

Em seu histórico, Gosling foi o chefe de tecnologia do grupo de softwares para clientes da Oracle e, antes disso, chefe de tecnologia do grupo de produtos para desenvolvedores da Sun.

Em 1991, ele liderou um pequeno grupo de engenheiros em um projeto, até então chamado Oak, para construir uma linguagem de programação baseada em objetos que seria executada em uma máquina e permitiria a execução de programas em várias plataformas como televisores e set-up boxes. Esse trabalho evoluiu e se tornou o Java, que decolou em conjunto com o crescente uso da internet, graças à sua inclusão no navegador Netscape.

Gosling junta-se a outros ex-funcionários de destaque da Sun que deixaram a empresa desde que a compra da Sun pela Oracle foi concluída em janeiro. Entre os nomes que deixaram a companhia, estão o ex-CEO, Jonathan Schwartz, e o co-inventor do XML, Tim Bray.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail