Home > Notícias

Criador do primeiro micro de mão da Apple retorna à empresa

Michael Tchao, um dos responáveis pelo sistema Newton, lançado em 1993, volta à companhia. Chegada do executivo reforça suspeitas sobre o lançamento de um tablet

Macworld/Reino Unido

30/09/2009 às 11h35

Foto:

Michael Tchao, um dos criadores do sistema Newton para o primeiro PDA da Apple (o MessagePad, lançado em 1993), volta à empresa para trabalhar como vice-presidente de marketing de produtos ao lado de Phil Schiller, vice-presidente sênior da Apple. PDA era o nome dado aos antigos micros de mão (assistentes pessoais digitais, em inglês) da época.

Segundo reportagem do The New York Times, especula-se que Tchao foi recontratado para ajudar a Apple, com sua experiência em equipamentos portáteis, no lançamento do suposto tablet que estaria sendo desenvolvido pela empresa.

Tchao trabalhou recentemente como gerente geral no Techlab da Nike, onde desenvolveu o Nike Plus, sistema que armazena informações sobre corredores e que funciona integrado ao iPod.

Newton

Antes que houvesse um iPhone, ou até mesmo um Palm Pilot, a Apple lançou o Newton, sistema utilizado no assistente pesssoal digital MessagePad. Isso aconteceu durante um período negro da Apple (quando Steve Jobs estava fora da companhia). O dispositivo tinha uma agenda portátil digital e permitia inserir textos com o uso de uma caneta. Apesar de a Apple ter produzido oito modelos de MessagePads e ter licenciado o Newton, a plataforma não deu certo (um dos seus principais recursos, o de reconhecimento de escrita, não funcionava direito) e acabou descontinuada em 1998, com a volta de Steve Jobs.

>Confira a galeria dos maiores fracassos da Apple

Tablet da Apple
Depois de 16 anos do Newton ter falhado, Tchao teve tempo suficiente para refletir sobre os problemas enfrentados que impediram o crescimento do sistema e do dispositivo. Com a experiência recente de Tchao no trabalho de integração do Nike Plus com iPods , é provável que ele volte a trabalhar com o tocador de mídia da Apple. E como as especulações apontam para um dispositivo (tablet) que é, na verdade, um iPod aumentado, seu conhecimento pode ser útil.

mactabletx3451.jpg

Conceito do tablet da Apple que circula pela internet

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail