Home > Dicas

Crie amostras de sons personalizadas no GarageBand

Saiba como usar o software da Apple para capturar instrumentos musicais e utilizá-las como samples

Macworld / EUA

16/02/2011 às 15h13

Foto:

O leitor Skip Edwards procura por um método alternativo para utilizar o GarageBand. Ele escreveu:

Tenho um piano e gostaria de gravar samples (amostras) e usá-las no GarageBand, entretanto, não tenho ideia de como começar e que software utilizar. Há uma maneira (simples e barata) para fazer samples e então utilizar o material como sons de instrumento no GarageBand?

Sim, isso pode ser feito de graça se você tiver um microfone que funcione no Mac. Ele será utilizado combinado com um aplicativo de gravação como o Audacity, software open-source e gratuito, para gravar cada nota do piano. 

Leia mais: Testamos o GarageBand'11

Não vamos fazer disso um tutorial de como fazer a gravação de áudio, então vamos para o ponto principal. Crie um novo arquivo, coloque o microfone em uma posição na qual ele possa capturar o melhor que o piano tem a oferecer, inicie a gravação e toque uma nota, deixando-a ressoar pelo tempo que pareça natural (que, dependendo do instrumento, não é tão longo).  Nomeie o arquivo (Piano Dó, por exemplo) e salve-o em formato AIFF ou WAV. Crie um novo arquivo para cada nota que for tocada no Garageband.

Execute o GarageBand e escolha começar um projeto novo para Piano. Na janela resultante, selecione a faixa Grand Piano e pressione Command+I para produzir o painel de informações. Na aba Browse, vá em Sound Effects e, na coluna Instrument, à direita, escolha Radio Sounds. Agora vá em Window > Musical Typing. Localize as samples que foram gravadas no piado e arraste para suas posições no teclado musical – por exemplo, pegue a amostra de Dó e coloque-a no lugar correspondente no teclado de digitação musical. Caso tenha mais amostras do que podem caber no teclado, escolha uma oitava maior ou menor no teclado no topo da janela e arreste as samples.

 sampegarageband01.jpg

Uma vez que tenha carregado todas as amostras, clique no botão Save Instrument, na base da tela. Surgirá uma janela para o usuário nomear o instrumento; escreva e clique em Save. O instrumento agora irá aparecer na coluna quando o item Sound Effects for selecionado no painel Info. Como outros instrumentos, ele pode ser tocado tanto no teclado virtual do GarageBand quanto em um periférico externo. Caso queira mais controle sobre as amostras, dê uma checada no PlyPhontics GB, da SonicAmigo (35 dólares); com ele, as possibilidades de produção vão muito mais além.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail