Home > Dicas

Crie backups de versões anteriores de apps e evite problemas com updates

Saiba como ter versões diferentes do mesmo software à mão, para o caso de uma atualização do programa apresentar problemas

Macworld/EUA

04/01/2012 às 16h18

Foto:

A maior parte dos usuários espera que, além de novos recursos, as atualizações de nossos aplicativos tragam melhor estabilidade. Porém, às vezes isso não acontece. O update mais recente do Twitter, por exemplo, enfureceu alguns usuários por causa da interface completamente diferente e a ausência de recursos encontrados em versões antigas do app.

O pior de tudo é que, ao atualizar uma aplicação a partir do iTunes, a versão anterior vai para o lixo. Felizmente, com a ajuda do Automator, existe uma maneira simples de fazer cópias dos seus softwares para que eles possam ser revertidos para versões anteriores, caso a nova apresente problemas.

Para começar, abra o Automator (que pode ser encontrado na pasta Aplicativos) e na tela seguinte vá em Folder Action, clicando em seguida em Choose para começar a montar o fluxo de trabalho. Selecione Files & Folders na primeira coluna do Automator e, na segunda coluna, arraste a ação Copy Finder Items e depois Rename Finder Items para a área do fluxo de trabalho, à direita. 

No Finder, crie uma nova pasta chamada Backup de Apps (ou outro nome que desejar) e deixe a mesma nos Documentos. Arraste essa pasta para o menu pop-up dentro da ação Copy Finder Items. Na segunda ação, clique no primeiro menu pop-up e selecione a opção Make Sequential. O menu Place Number deve aparecer como After Name e no campo Start Numbers At deve constar o número 1. 

No Finder, navegue até a pasta Mobile Applications que, por padrão, é encontrada em nomedousuário/Música/iTunes. Arraste a pasta Mobile Applications para o menu pop-up chamado Folder Actions Receives Files And Folders Added To, no topo da janela. Salve e dê um nome ao fluxo de trabalho.

 

backupapps01.jpg
O fluxo de trabalho deve ficar assim

Agora, a ação está integrada à pasta Mobile Applications. Qualquer coisa que é adicionada a esse local (seja um novo app ou atualização) faz com que seja criada uma cópia na pasta Backup de Apps. Não é preciso se preocupar em sobrescrever versões antigas de um app porque cada versão nova é renomeada, graças à ação Rename Finder Items, que foi inserida no fluxo de trabalho. Caso se sinta insatisfeito com uma atualização, basta substituir o arquivo armazenado na pasta Backup de Apps.

Vale lembrar que se você possui muitos aplicativos e faz updates com frequência, a pasta de Backup de Apps pode ficar muito cheia. Vale a pena, de vez em quando, checar e remover versões muitos antigas que você não deseje substituir - atualizações de duas gerações, por exemplo. 

Se você deseja fazer um backup dos apps que possui atualmente, vá ao Finder, abra a pasta Mobile Applications (nomedousuário/Música/iTunes), selecione tudo que há dentro dela e arraste os items, segurando a tecla Option, para a pasta Backup de Apps.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail