Home > Dicas

Crie capítulos em filmes que você quer ver no iTunes

O iMovie tem um pequeno problema: ele exporta vídeos sem marcação de capítulos. Saiba como fazer isso com outro software do pacote iLife - o GarageBand.

Cristopher Breen/Macworld EUA

07/11/2008 às 7h06

Foto:

Você transformou seus DVDs e filmes domésticos em arquivos para guardar no Mac e assistir em qualquer dispositivo, mas no meio descobriu um pequeno problema: como colocar marcas de capítulos ao exportar os arquivos?

Alguns leitores da Macworld/EUA descobriram que, ao exportar o filme em um formato compatível com o iTunes (.m4v) na resolução de 640 x 480 (ou outras), as marcas de capítulo somem no iMovie.

Para resolver isso, é preciso usar outro programa do pacote iLife - o GarageBand. Faça assim:

Abra o filme no iMovie HD, selecione a resolução para seu projeto e exporte uma cópia no formato de sua escolha. Se você não precisa de 640 x 480 e pode ficar com a resolução original, melhor ainda - pule o passo do iMovie.

Abra o GarageBand e arraste seu filme para um novo projeto. Ao fazer isso, o GarageBand adiciona uma faixa de filme (movie track).

Selecione a movie track na timeline e verá que tem uma área de capítulos (chapters) abaixo. Mova o marcador ao local que quer adicionar um capítulo, clique no botão Add Marker na parte inferior da janela e,na coluna Chapter, dê um nome ao capítulo - começo, abertura, luta, casamento e por aí vai. Se quiser, coloque uma URL no título.

Repita o processo no filme todo. No final, escolha Share | Send Movie to iTunes. Na tela seguinte, surgirá um menu de Video Settings para definir o formato final - E-mail, Web, Web Streaming, iPod, AppleTV ou Full Quality. Escolha o formato apropriado e clique em Share para exportar o arquivo.

Ao abrir o filme no iTunes, um menu de capítulos irá aparecer, e ele incluirá todos os capítulos que você adicionou no GarageBand.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail