Home > Dicas

Crie lembretes em seu Mac em um piscar de olhos

Uma rápida ação no Automator e um atalho de teclado são o bastante para que você possa criar lembretes a partir de qualquer lugar do sistema, sem abrir o app Lembretes antes.

Christopher Breen, MacWorld EUA

07/04/2014 às 15h50

Lembretes_Abre-435px.jpg
Foto:

No iPhone e fácil criar lembretes rapidamente usando o Siri. Mas o Mac OS X não tem Siri. Então como fazer para criar rapidamente um lembrete sem ter de abrir o app Lembretes antes?

Uma solução é criar um Fluxo de Trabalho (Workflow) simples no Automator. Abra o programa, clique em Novo Documento na janela inicial, escolha Serviço na lista de tipos de documento e clique no botão Escolher. No topo da janela que irá surgir selecione sem entrada no menu em frente a Serviço recebe, e qualquer aplicativo no menu logo ao lado. Veja o exemplo abaixo.

Lembretes_Menus-580px

Selecione a biblioteca Calendário no painel mais à esquerda da janela, e arraste o item Novo Item dos Lembretes da lista logo ao lado para o espaço principal da janela. Clique em Opções no rodapé da ação e marque a opção Mostrar esta ação quando o fluxo de trabalho for executado. Salve seu fluxo de trabalho (clicando no menu Arquivo / Salvar) com o nome que quiser. Por exemplo: "Lembrete Rápido". O resultado fica assim:

Lembretes_FluxoCompleto-580px

Abra as preferências do sistema, clique no item Teclado, na aba Atalhos e escolha Serviços no painel à esquerda na janela. No lado direito, quase no fim da lista, você deve ver o item Lembrete Rápido. Clique no botão adicionar atalho e digite um atalho de teclado, como Command+Control+L (L de "lembrete"). Esse atalho será global, ou seja, funcionará em todo o sistema, não importa o aplicativo que você estiver usando no momento.

Agora sempre que você quiser criar um lembrete, basta digitar o atalho que escolheu. Uma janela chamada Novo Item dos Lembretes deverá surgir, com campos como Título, Prioridade, Data Limite e a posibilidade de adicioná-lo a uma lista de lembretes pré-definida ou definir um alarme. Preencha os campos, clique em Continuar e seu novo lembrete será adicionado ao app Lembretes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail