Home > Dicas

Crie pastas de backup automático no Mac

Com o recurso Automator, tenha cópias de segurança de seus arquivos tranferidas para um drive externo com horário determinado

Macworld / EUA

31/01/2011 às 17h01

Foto:

É muito bom ter um plano para  fazer cópias de segurança de dados importantes no computador regularmente. Porém, há momentos em que uma segurança extra é necessária, principalmente quando se trata de projetos que estejam em desenvolvimento, por exemplo. Com ajuda do Automator, como o nome sugere, isso pode ser feito automaticamente. A ferramenta pega itens de uma determinada pasta e faz backup dos mesmos em outro drive.

Para isso, no Finder, crie uma pasta na Mesa com um nome apropriado (“Para Backup”, por exemplo),  e no disco em que deseja fazer as cópias de segurança, crie outra pasta com um nome como “Backup”. Execute o Automator e quando o programa pedir o tipo de ação, escolha iCal Alarm. Na área de fluxo de trabalho, selecione as ações Get Specified Finder Items, Get Folder Contents e Copy Finder Items.

Arraste a pasta “Para Backup” para  Get Specified Finder Items para adicionar o local à ação e, em seguida, arraste a pasta “Backup” para o menu pop-up do item Copy Finder Items. Nesse mesmo item, habilite a opção Replacing Existing Files. Em outras palavras, o fluxo de trabalho  pega os itens da pasta “Para Backup” e  copia para a pasta que está em outro drive. Quando esses arquivos são copiados para a pasta de backup, todos os itens com o mesmo nome serão substituídos. Isso garante que as cópias de segurança são feitas somente com versão mais recente dos arquivos.

 

automatorbackup01.jpg

O fluxo de trabalho deve ficar parecido com este

Salve e nomeie o fluxo de trabalho – Backup Diário, por exemplo – e o iCal será aberto. O fluxo aparece em um calendário do Automator  (que o iCal cria automaticamente, caso não haja), programado com horário e data. Selecione o evento Daily Backup que acaba de ser criado e selecione Edit, Edit Event (ou pressione Command+E). Na janela resultante, na área Repeat, escolha Every Day para que a tarefa seja repetida diariamente.

Na mesma janela também há o item Alarm, que mostra que o fluxo de trabalho foi programado para começar a partir da data e horário do momento em que ele foi salvo. Mude essas informações para refletir o fim de um expediente de trabalho, às 19h, por exemplo. Caso queira que a tarefa seja feita mais de uma vez ao dia, adicione mais alarmes. 

 

automatorbackup02.jpg
No iCal, mude o horário para o fim do expediente, por exemplo

Ao criar mais alarmes, será pedido ao usuário localizar o fluxo de trabalho “Backup Diário” que foi criado (ao selecionar o comando Open File dentro do item Alarm). Ele pode ser encontrado nesse local: pastadousuário/Library/Workflows/Applications/iCal. Obviamente, será preciso trocar o horário no qual o outro fluxo de trabalho começa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail