Home > Dicas

Crie seu próprio Search Connector para Explorer no Win7

Funcionalidade disponível no sistema operacional permite realizar buscas na internet diretamente do Windows Explorer.

Preston Gralla, da PC World/EUA

13/11/2009 às 19h21

win7_rede_150.jpg
Foto:

win7_rede_150.jpgO Windows 7 tem uma nova ferramenta chamada Search Connector, que permite pesquisas na Internet a partir do Windows Explorer. Basta digitar um termo de busca e selecionar o Search Connector do site que você quer pesquisar. O Explorer fará a busca sem precisar abrir o Internet Explorer.

Mas, para isso funcionar, é preciso baixar o Search Connector de cada site que deseja pesquisar ,e esses conectores só estão disponíveis para alguns sites - pelo menos por enquanto. E mais: os sites normalmente necessitam aderir aos padrões do OpenSearch para que seus Connectors funcionem (http://www.opensearch.org/Documentation/Frequently_asked_questions).

Mas existe uma forma de criar seu próprio Search Connector para qualquer site usando apenas o Windows Live Search. E é isso que você vai aprender aqui:

1 – Copie o seguinte texto e cole-o no Bloco de Notas. Os textos que você precisará alterar são os que estão em letras maiúsculas e em negrito.

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

<OpenSearchDescription xmlns="http://a9.com/-/spec/opensearch/1.1/" xmlns:ms-ose="http://schemas.microsoft.com/opensearchext/2009/">

<ShortName>NAME YOUR SEARCH</ShortName>

<Description>DESCRIPTION OF SEARCH</Description>

<Url type="application/rss+xml" template="http://api.bing.com/rss.aspx?source=web&query={searchTerms} site:SITENAME.COM&web.count=50"/>

<Url type="text/html" template="http://www.bing.com/search?q={searchTerms}+site:SITENAME.COM"/>

</OpenSearchDescription>

2 – No lugar onde está destacado NAME YOUR SEARCH, digite o nome da pesquisa como quer que apareça. No nosso caso, iremos criar um Search Connector para a PCWorld

3 – No lugar do DESCRIPTION OF SEARCH, digite uma descrição para esta busca. No nosso caso será Buscas pela PCWorld

internet_search.jpg

Exemplo de exibição de resultados do Search Connector

4 – Nos dois campos marcados com SITENAME.COM, substitua pelo domínio do site. Não utilize “http://” ou “www” – apenas o nome do domínio. Em nosso exemplo, seria apenas pcworld.com.

5 – Do lado direito de onde está “count=”, digite o número de resultados que quer que apareça. No exemplo, deixamos a quantidade em 50.

6 – Veja como deve ficar o código com as alterações (não há necessidade de manter o negrito):

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

<OpenSearchDescription xmlns="http://a9.com/-/spec/opensearch/1.1/" xmlns:ms-ose="http://schemas.microsoft.com/opensearchext/2009/">

<ShortName>PCWorld</ShortName>

<Description>Buscas pela PCWorld</Description>

<Url type="application/rss+xml" template="http://api.bing.com/rss.aspx?source=web&query={searchTerms} site:pcworld.com.br&web.count=50"/>

<Url type="text/html" template="http://www.bing.com/search?q={searchTerms}+site: pcworld.com.br"/>

</OpenSearchDescription>

7 – Salve o arquivo no Bloco de Notas, e selecione a opção salvar como UTF-8, e coloque a extensão “.osdx” ao final do nome do arquivo. Em nosso exemplo o arquivo irá se chamar: PCWorld.osdx.

8 – No Windows Explorer, clique com o botão direito sobre o arquivo .osdx e selecione Criar Search Connector.

9 – Para acessar esta função, basta procurar dentro do Windows Explorer: SeuNome > Searches > Connector, onde SeuNome é o nome do usuário e Connector é o nome dado ao conector (no nosso caso, PCWorld).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail