Home > Dicas

Crie sua própria barra de navegação no iWeb

Aprenda a personalizar temas e suas páginas na Internet com o uso da ferramenta iWeb, da Apple

Macworld/EUA

26/01/2010 às 16h33

Foto:

Você pode pensar que os temas do iWeb não podem ser totalmente personalizados. Saiba que isso é possível, apesar de não ser fácil. Isso envolve fazer grandes mudanças para os documentos dentro do pacote do iWeb.

Mas se você conseguir fazer o menu de navegação, que vamos descrever abaixo, poderá mudar radicalmente o padrão de páginas do iWeb, tornando as criações bem melhores e expressivas.  E essa dica nem é tão complicada de ser feita, para quem seguir corretamente os passos desta dica.

1- Adicione páginas
Selecione Arquivo, Novo site e o Tema em branco. Em seguida, clique novamente em Arquivo e Nova página para adicionar outra página em branco. Então, acrescente imagens e fotos (inclua quantas páginas quiser).

Dê um duplo clique sobre as páginas em branco na barra lateral esquerda e mude seus nomes para Bem-vindo e Sobre mim. Faça o mesmo para mais duas páginas, Fotos e Filmes. Apague o cabeçalho negro de cada página, mas deixe um espaço reservado para esse tipo de texto.

Vá ao menu Visualizar, Mostra inspetor. Na página do Inspetor, clique no botão Página e desmarque a opção Exibir menu de navegação.  Repita esse procedimento para todas as páginas que estão sendo criadas.

2- Crie um menu de navegação
Selecione a página Bem-vindo e clique em Inserir e Caixa de texto. Redimensione-a para um retângulo vertical. Arraste o ícone da página Bem-vindo, na barra lateral, para dentro da caixa de texto. Você verá a palavra Bem-vindo na parte superior da caixa juntamente com um link para a página. Clique na caixa de texto para que o cursor apareça e pressione Return para pular para a linha abaixo de Bem-vindo. Arraste o ícone da página seguinte, na barra lateral, para a caixa de texto e repita o processo até que todos os nomes das páginas sejam listados.

145455-navbar_screen1_original.jpg

Para editar o texto, selecione-o e clique em Formatar, Fontes, e vá ao menu Mostrar fontes. No exemplo mostrado acima, foi usado um espaçamento entre cada linha e negrito. Depois de feito, arraste a caixa de texto para o canto superior esquerdo da página.

3- Decore e adicione cabeçalhos
Ainda na página inicial, vá em Inserir, Forma e Oval. Mude a cor do oval clicando em Preenchimento de cor, que fica no painel gráfico do Inspector. Redimensione o oval para um tamanho semelhante ao do menu.

Arraste o oval sobre o menu (ele irá desaparecer parcialmente da página). Com o oval selecionado, clique em Organizar e Enviar para trás e posicione atrás do texto. Ajuste a cor para melhorar a facilidade de leitura.

4- Personalize as cores de fundo
Usando o botão Leiaute, da página Inspetor, selecione Preenchimento de cor para página e Fundo para o navegador e escolha as novas cores. Ao escolher uma nova cor de fundo para o navegador, selecione a lupa da janela de cores e clique sobre o oval para combinar as cores. Em seguida, escreva uma saudação no espaço reservado para o título da página e mude o estilo do texto, se desejar.

5- Crie um mapa de imagem
Ao invés de usar formas, como explicado acima, você também pode construir menus de navegação a partir de uma fotografia. Os objetos da foto servirão como links para determinadas páginas do site. Para fazer isso, escolha uma imagem contendo alguns objetos distintos e vá em Visualizar, e Mostrar Mídia. Arraste a imagem para a página Bem-vindo e clique em Formatar e, em seguida, em Máscara para selecionar a área da imagem que você está criando um link.

145455-navbar_screen2_original.jpg

Formas invisíveis sobre uma imagem funcionam como links para as páginas do seu site

Para definir quais as áreas da imagem que serão clicáveis, insira uma forma na página e redimensione-a exatamente sobre o objeto da foto. Escolha o objeto que mais se aproxima à forma – ovais combinam mais com rostos, retângulos para edifícios, e assim por diante. No menu gráfico do Inspetor, mude o Preenchimento e Traço do objeto para Nenhum. 

Selecione cada forma e marque a opção Habilitar como Hyperlink, na janela Hyperlink. Escolha uma das páginas do seu site para cada destino e de então escolha uma página diferente para cada forma, que ganhará links.

6- Aplique a todas as páginas
Copie os elementos personalizados da página Bem-vindo. Clique em Editar, e Selecionar tudo. Pressione a tecla Shift e clique sobre o cabeçalho para desmarcá-lo e então vá em Editar, Copiar. Selecione a página Sobre mim e, em seguida, clique em Editar, Colar. Repita este procedimento para todas as páginas restantes. Dependendo da técnica que você utilizar, as cores e objetos da página devem precisar de alguns ajustes.

No entanto, criar seu próprio menu de navegação no iWeb vai trazer uma série de benefícios para a criação de novos temas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail