Home > Dicas

Crie títulos personalizados com o iMovie

Saiba como incrementar o recurso no software de edição de vídeos da Apple e dê um toque especial ao seu projeto

Macworld/EUA

22/02/2010 às 12h29

Foto:

O iMovie ’09 oferece vários efeitos e desenhos de títulos para incrementar as edições de vídeos. Tudo o que você precisa fazer é selecionar o titulo e editar o texto para conseguir isso. Mas é possível ir além para dar um toque especial ao projeto. Veja como:

Painel de fontes
Depois de arrastar um estilo de título do painel para  seu projeto, selecione o titulo que aparece acima da tira do filme como uma barra azul escura. No Viewer, onde editamos o texto, clique no botão Show Fonts. O iMovie Font Panel será aberto.

A partir daí, você pode alterar para uma das nove fontes disponíveis (note que nem todos os títulos podem ser personalizados. Boogie Lights, por exemplo, usa apenas uma fonte). Arrastando o mouse da esquerda para a direita sobre o nome dos previews do seu filme, será exibido uma prévia de como o texto ficará, bem como sua duração. Você também pode alterar a cor, tamanho, estilo (negrito, itálico ou sublinhado) e alinhamento usando os botões abaixo.

146162-imovie_font_panel_original.jpg

Arraste o mouse sobre cada fonte do iMoive Font Panel para visualizar como ficará no seu título

A desvantagem do iMovie Font Panel é que as alterações são aplicadas em todo o titulo. As legendas, por exemplo, que muitas vezes são menores, ficam no mesmo tamanho do titulo principal. Felizmente, mais opções de personalização estão disponíveis.

Sistema do painel de fontes
No iMovie Font Panel, clique no botão System Font Panel para alternar para o painel de fontes padrão do Mac OS X.

Primeiro selecione algum texto do seu titulo e faça as seguinte alterações: escolha uma nova fonte, escolha um diferente tamanho, aplique e personalize um sombreamento, ajuste o kerning (espaçamento entre as letras), aumente ou diminua o baseline (linha de partida) e altere a cor, entre outras mudanças.

Mas isso não é tudo que pode ser feito. Clique no botão Action (ícone de engrenagem) abaixo da lista de fontes e escolha Characters. O painel Characters  aparecerá. Lá você pode procurar por ícones e símbolos disponíveis, como caixas, estrelas e setas.

A interface amigável do iMovie ajuda na configuração básica dos títulos, mas muito mais pode ser feito se você se dedicar à personalização.

146162-system_font_panel_original.jpg

O sistema  Fonts do painel do Mac OS X permite fazer alterações separadas para cada título

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail