Home > Dicas

Crie um painel de indicador de tendências no Excel 2010

Recurso da nova versão da planilha de cálculo da Microsoft permite verificar tendências de uma grandeza em uma única célula.

Fábio Vianna

21/06/2010 às 17h28

sparkline-150.jpg
Foto:

sparkline-150.jpgO Office 2010 está estourando por aí e apresentarei a vocês alguns textos mostrando suas novidades. Neste primeiro artigo sobre a nova versão, falarei sobre um recurso utilíssimo aplicado em dashboards: as sparklines.

Sparklines foram criadas por Edward Tufte e servem para nos indicar tendências em valores. O interessante dela é que podemos verificar a tendência de determinada grandez em apenas uma célula!

Ao invés de fazermos um gráfico enorme no qual o leitor precisa ver essas tendências, a sparkline dá conta do recado, deixando nosso dashboard muito mais fácil de ser lido. Veja a tela a seguir:

sparkline1.jpg

A coluna E contém nossas sparklines. Para criá-las, você
precisa ter uma tabela de dados. Em nosso exemplo, temos os últimos 18 meses de
vendas de uma equipe de vendedores. Para inserir a sparkline, vá em Insert >> Sparklines >> Line:

sparkline2.jpg

Aparecerá a seguinte tela para configuração:

sparkline3.jpg

Em Data Range você seleciona o intervalo de valores que deseja plotar com as sparklines. Em Location Range você seleciona a célula onde deseja colocar a sparkline. Ela ficará sempre dentro de uma célula, a não ser que você mescle as células. Depois disso, dê OK. Você terá uma sparkline como esta:

sparkline4.jpg

 
Note que, tal como no Excel 2007, aparece no canto superior direito um menu relativo ao objeto selecionado, em nosso caso, a sparkline.
Vamos selecionar no menu Design, submenu Show, High Point (maior valor), Low Point (menor valor) e Last Point (último valor). À direita nesse menu, você pode personalizar as cores desses pontos:
 
sparkline5.jpg
 
Fiz o básico: verde para maior, vermelho para menor. Para o valor atual usei o amarelo. Se preferir, escolha um modelo pré-definido no submenu Style. Pronto: agora temos nossa sparkline. Você só precisa aplicar cores no dashboard e sempre que os valores alterarem, as sparklines se alteram.
 
No próximo texto, mostrarei o “slicer”, outro recurso fantástico para quem precisa manipular dados. Se você ainda não baixou seu Office 2010, baixe-o gratuitamente (em versão de demonstração) no site da Microsoft.
 
* Fábio Vianna faz modelagem de planilhas há 12 anos e é o fundador da Fábrica de Planilhas, primeira e única empresa latino-americana especializada em treinamento e modelagem de planilhas. Como consultor, desenvolveu planilhas para as mais diversas empresas e ramos de atividade. É MCAS em Excel pela Microsoft e estudou administração na EAESP/FGV.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail