Home > Notícias

Criminosos usam páginas do Facebook sobre o iPad para novo golpe

Endereços na Internet convidam internautas a serem beta testers do tablet da Apple. Ao final do período, o participante ficaria com o equipamento

Daniel dos Santos, Macworld Brasil

02/03/2010 às 8h06

Foto:

Que tal ser um beta tester do iPad e, depois do período de avaliação, ficar com o tão esperado tablet da Apple como recompensa pela ajuda? Bom demais para ser verdade, não é? Pois criminosos estão utilizando páginas no Facebook com essa proposta para conseguir novas vítimas para seus golpes na Internet. O alerta é da empresa de segurança Sophos.

Para garantir um maior número de vítimas, as páginas pedem que o visitante convide seus amigos do Facebook, o que “aumentaria suas chances de ser aceito como um dos testadores” da falsa promoção. Quem acredita na conversa é direcionado para um formulário com layout semelhante ao do site a Apple, no qual é preciso inserir várias informações pessoais, como nome, data de nascimento e número de telefone, entre outras.

Resumindo o processo, o internauta acaba, sem saber, fazendo a assinatura de um serviço telefônico que cobra 10 dólares por semana.  Após ter sido alertado pela Sophos, o Facebook removeu esta página do ar, mas a empresa de segurança afirma que há várias outras páginas nessa rede social que também utilizando o iPad como isca.

De acordo com a Sophos, é possível que milhares de pessoas tenham sido vítimas da falsa promoção de teste do iPad (por conta do grande número de fãs da página que falava sobre o golpe).

Confira no vídeo abaixo como ele funciona:

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail