Home > Notícias

Criminosos usam loja de aplicativos da Apple

Fraudes com os iTunes gift cards geram prejuízos nos Estados Unidos

Dan Moren, Macworld/EUA

20/05/2009 às 16h52

Foto:

Fraudes de cartão de crédito na internet não são novidade – já virou rotina. Mas, se você ainda não pagou a conta do mês do cartão, aqui está mais um motivo para se preocupar: fraudes no iTunes.

Uma emissora de TV de Nova York levou ao ar uma reportagem sobre  um golpe que utiliza a iTunes Store. Nesse caso, os consumidores recebem cobranças por iTunes gift cards (cartões que dão acesso a créditos para compras na loja de aplicativos online da Apple) que não compraram. Os prejuízos individuais chegam a superar centenas de dólares.

E os incidentes com a App Store estão se tornando comuns. Alguns consumidores reclamam que  foram avisados por suas operadoras de  cartão de crédito sobre pequenas compras de US$ 1 via iTunes – nesse caso, fraudadores furtam pequenas quantidades como teste. Se não há problemas, começam a fazer gastos maiores.

Ninguém sabe exatamente quem está por trás do esquema, mas é cada vez mais comum encontrar sites ilegais revendendo os  iTunes gift cards por preços muito baixos, que foram comprados com cartões de crédito roubados.

A melhor coisa a fazer é se certificar de que as informações de sua conta no iTunes e do seu cartão de crédito estão seguras, verificando com frequência se nenhum gasto indevido não foi incluído na fatura.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail