Home > Notícias

Criminosos vendem falso antivírus para iPhone

Sites tentam assustar os usuários do aparelho com falsos alertas e verificações de contaminação

Daniel dos Santos, Macworld Brasil

05/10/2009 às 17h01

Foto:

Se você estiver navegando pela Internet  com iPhone ou iPod touch e receber mensagens de alerta de que seu aparelho está infectado por vírus, não dê atenção. Criminosos da Intertnet estão criando versões para os dispositivos da Apple de sites desenvolvidos para assustar internautas e vender falso antivírus, segundo a empresa de segurança Intego, especializada em Mac.

A estratégia já é comum no mundo dos computadores, com os chamados scarewares (programas e sites destinados a assustar os internautas). Depois dos alertas que dizem que o computador está infectado, o usuário do equipamento é aconselhado a comprar o antivírus, que acabaria com todas as pragas encontradas.

Tudo mentira para vender software. Segundo a Intego, esse tipo de crime gera mais de 10 mil dólares para os donos desses sites por dia.

bug_iphone_300.jpg
iPhone: sites exibem falsos alertas de contaminação

No caso da versão para o iPhone, o site criminoso tem uma página específica adaptada da original. Ela exibe imagens do que seria uma verificação do disco do celular. Só que com telas do Windows! Mesmo quem acreditar e baixar um arquivo não conseguirá instalá-lo. Mas fica o alerta, pois quem paga por isso joga dinheiro no lixo e pode ter suas informações furtadas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail