Home > Notícias

Criptografe seus arquivos no Dropbox com o BoxCryptor

Utilitário protege seus arquivos armazenados no Dropbox, Google Drive, Box.net e outros serviços, tornando-os ilegíveis a não quem não tem uma senha.

Liane Cassavoy, PCWorld EUA

29/08/2013 às 15h11

BoxCryptor_Abre-435px.jpg
Foto:

Serviços de armazenamento online como o Dropbox são muito práticos, mas é normal hesitar em armazenar lá arquivos com informações “sensíveis”, como cópias de declarações de imposto de renda ou extratos bancários. Afinal, se por algum motivo sua conta for invadida, seus dados estarão em mãos erradas.

Se esse é o seu caso um serviço gratuito como o BoxCryptor pode resolver o problema, já que ele criptografa automaticamente quaisquer arquivos adicionados à sua conta. E ele também funciona com outros serviços de armazenamento como o Box.Net, Google Drive e Microsoft SkyDrive.

Depois de instalar o app (disponível para Windows, Windows RT, Mac e Linux) seu PC ganhará um novo “HD” virtual contendo os arquivos de todos os serviços de armazenamento que estejam configurados em seu PC, como o Dropbox ou Google Drive. Para criptografar um arquivo ou pasta, basta clicar com o botão direito do mouse sobre ele e escolher a opção Encrypt.

Se você tentar abrir o arquivo usando o Dropbox ou um outro computador, ele será ilegível. Mas se você abrí-lo através do BoxCryptor, verá o conteúdo original. Se você criptografar uma pasta, quaisquer arquivos adicionados a ela serão automaticamente criptografados. Arquivos criptografados aparecem numa pasta do Dropbox com a extensão .bc, e no BoxCryptor com o nome destacado em verde.

boxcryptor_janela-435px.jpg
Basta um clique com o botão direito do mouse para criptografar um arquivo

O programa usa o algoritmo de criptografia AES-256, tendo como base sua senha do BoxCryptor, e se gaba de ter “conhecimento zero”: ou seja, o serviço não tem acesso à sua senha, e todo o processo de codificação e decodificação dos arquivos é feito em seu PC, e não em servidores remotos. Isso significa que se você esquecer sua senha não há como recuperá-la, nem como recuperar os arquivos que você criptografou. Portanto, escolha uma senha da qual você consiga se lembrar, ou “anote” ela em um local seguro, como um software gerenciador de senhas.

O BoxCryptor é gratuito para uso pessoal, o que inclui a integração com um serviço de armazenamento móvel e apps para o iOS ou Android. Uma conta pessoal ilimitada custa US$ 48 por ano e permite o acesso a serviços de armazenamento ilimitados e criptografa também o nome dos arquivos, além de seu conteúdo. Uma conta corporativa ilimitada custa US$ 96 anuais e adiciona a capacidade de criar grupos para compartilhar arquivos e pastas.

O BoxCryptor consegue um bom equilíbrio entre segurança e conveniência, protegendo seus dados sem o incômodo da migração para um outro serviço de armazenamento online.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail