Home > Notícias

Crise em Wall Street: temor de recessão também chega à tecnologia

Mesmo com os resultados positivos de empresas como IBM, Intel e AMD, algumas ações acompanham queda da economia dos EUA

Por IDG News Service/EUA

23/01/2008 às 10h49

Foto:

Os resultados anunciados na semana passada pela IBM, Intel e AMD, além da aquisição divulgada pela Oracle, não foram suficientes para acalmar os temores dos investidores sobre as incertezas da economia norte-americana esta semana. O índice Nasdaq abriu no menor nível dos últimos anos e, mesmo que tenha fechado 2007 com alta de 9,8%, ele tem demonstrado queda nas últimas semanas.

Leia mais:

Com isso, mais e mais analistas começam a prever uma recessão. Ben Bernake, chairman da U.S. Federal Reserve, o banco central americano, alertou na última quinta-feira (17/01) sobre os riscos de ampliação da crise econômica e disse que o pacote econômico anunciado pelo presidente Bush poderia evitar uma recessão.

Apesar disso, os investidores do setor de TI continuam preocupados.

A IBM, que anunciou seus resultados na última quinta-feira (17/01), deu boas notícias aos seus investidores. A companhia faturou 28,9 bilhões de dólares no último trimestre de 2007, ou 10% a mais que no mesmo período do ano anterior. Os ganhos por ação chegaram a 2,8 dólares, representando ganhos de 24% e acima das expectativas dos analistas.

Mas a companhia afirmou que os bons resultados foram alavancados principalmente pelas fortes vendas na Ásia, Europa e mercados emergentes, e não nos Estados Unidos.

Apesar dos ganhos anunciados pela IBM, outras empresas de tecnologia não tiveram um desempenho de mercado tão bom esta semana. Na quinta-feira (17/01), a AMD anunciou perdas no trimestre, causadas pelos gastos relacionados à aquisição da ATI, fabricante de chips gráficos.

O prejuízo líquido foi de 1,8 bilhão de dólares e vendas de apenas 1,8 bilhão de dólares. Como as perdas foram pequenas, as ações da companhia tiveram bom desempenho na última sexta-feira (18/01), subindo 70 centavos de dólar e fechando a 7,04 dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail