Home > Notícias

Crise financeira afeta preços e indústria nacional de TI revê prazos

Instabilidade financeira também forçou fabricantes com operações nacionais a congelar compras de componentes.

Guilherme Felitti, editor-assistente do IDG Now!

07/10/2008 às 16h40

Foto:

A explosão cambial decorrente da instabilidade econômica forçou não apenas um aumento repentino nos preços de produtos de informática, como alterou a maneira como as companhias com operações nacionais planejam suas produções.

Segundo Ivair Rodrigues, diretor de pesquisas da consultoria IT Data, um levantamento informal com "meia dúzia" de fabricantes nacionais apontou uma média de 15% no aumento dos preços do setor, com alguns produtos atingindo aumentos além dos 20%.

A instabilidade da economia está forçando duas principais mudanças entre fabricantes com operações nacionais: a primeira é o cancelamento na encomenda de pedidos para novembro e dezembro, por não saberem por quais preços comprarão ou venderão os produtos, o que pode resultar em prejuízos.

O segundo desdobramento está no planejamento das produções - em vez de considerar números mensais, os fabricantes consultados pela IT Data estão refazendo seus cronogramas com bases semanais, de forma a reduzir potenciais impactos que a fabricação com altas taxas cambiais poderiam ter com uma possível queda no valor do dólar.

Rodrigues voltou a aconselhar consumidores interessados em comprar equipamentos de informática a correrem para as lojas antes que a reposição de componentes, fabricados fora ou montados com componentes importados faça com que os preços também disparem.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail