Home > Notícias

Crise financeira: verbas do MCT podem encolher em R$ 6 bi em 2009

Ministro não descarta corte no orçamento, mas acredita que demanda interna fará com que crise afete pouco o setor de tecnologia.

Redação do IDG Now!*

23/10/2008 às 11h57

Foto:

A crise mundial pode afetar o orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia em quase 6 bilhões de reais. O ministro Sergio Rezende declarou nesta quinta-feira (23/10) que a crise surpreendeu a todos e, embora o orçamento esteja maior em 2008, há possibilidade de cortes para o ano que vem.

Segundo Rezende, o orçamento enviado pelo Congresso Nacional para 2009 é 20% maior que o deste ano. Logo, se houver cortes de 10% nesse valor, o ministério ainda terá uma verba maior do que a disponibilizada em 2008.

Sobre a possibilidade de aumento no preço dos computadores devido à alta do dólar, o ministro afirmou que o governo está preparado para enfrentar o problema por meio da redução de impostos e de incentivos.

Um deles é o programa Computador para Todos, que permitiu, segundo Rezende, que o Brasil fabricasse e vendesse mais de 10 milhões de PCs com preços mais baixos.

A crise financeira mundial ainda está num clima emocional grande e de muita especulação, diz o ministro que não tem dúvida de que a crise vai afetar todo o mundo.

Rezende, porém, está confiante de que a crise não vai afetar o setor de tecnologia tanto quanto afetará outros setores, principalmente devido à força do mercado interno do Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail