Home > Notícias

Cuidado iPad: o Mac Modbook está de volta

Lançado inicialmente em 2009, mistura de tablet com MacBook volta ao mercado no final do ano. Criador garante apoio da Apple e diz não ter medo do sucesso do iPad.

Macworld / Reino Unido

29/06/2012 às 11h16

Foto:

Alguém aí se lembra do Modbook? O aparelho da Axiotron que é um combo modificado de MacBook mais tablet foi vendido no exterior em 2009. Ele era um tablete no estilo slate que permitia aos usuários desenharem, fazerem rascunhos e escreverem na tela, combinando espertamente um notebook da Apple com um tablet padrão da indústria gráfica Wacom.

Pois bem, o Mobbook foi ressuscitado. Uma nova versão do produto estará disponível no quarto trimestre deste ano. O criador do aparelho, Andreas Haas, alega que, apesar da popularidade do iPad, existe um mercado para o Modbook. “A pintura com os dedos é divertida quando você tem cinco anos. Mas quando você começa a entrar nisso, você vai pegar uma caneta”, disse em entrevista ao Arstechnica.

Haas culpa a crise econômica, e não o iPad, pelo desaparecimento da Axiotron. Segundo ele, “duas semanas após a Axiotron abrir suas ações no mercado, o Lehman Brothers nos levou para baixo junto com o sistema financeiro”. O executivo salvou o que pôde da Axiotron e criou uma nova empresa agora (fundada privadamente).

Ele também afirma que nunca houve nenhum problema legal com a Apple por causa do produto. Algumas pessoas especularam na época que a empresa de Cupertino teria sido responsável pelo sumiço do Modbook do mercado. Pelo contrário, afirma Hass. “Assim que o Modbook foi lançado, a Apple nos procurou e pediu para nos tornarmos um fornecedor de solução proprietária. Nós agora somos uma ‘desenvolvedora’ da Apple e temos uma ótima relação.”

macmodbook01.png

Mistura de tablet com MacBook possui caneta stylus como diferencial

Na verdade, antes da Axiotron, Haas fez parte do Newton Systems Group, da Apple, afirmou o executivo em entrevista ao Engadget. “Quando entrei para esse grupo, realmente queria ver a caneta no Mac, porque eu lembro que havia uma unidade de desenvolvido que foi mostrada para Andy Warhol desenhar em um Mac, e ele simplesmente adorou. Eu sempre senti, é isso que eu queria fazer.”

Chamado pela empresa de “o maior e mais poderoso tablet do mercado”, o Modbook de 13,3 polegadas deve chegar ao mercado no início do quarto trimestre.

De acordo com Haas, as especificações do novo Modbook  começam em um processador Intel Core i5 de 2.5GHz com até 16GB de RAM e um HD de 1TB ou 960GB de SSD, com um SuperDrive e placa gráfica Intel HD 4000. Mas essas opções podem chegar até um chip Core i7 de 2.9GHz. Além disso, todos os aparelhos possuem a bateria padrão do MacBook Pro, assim como um adaptador de força MagSafe.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail